Além do café e da cerveja, o vinho é uma bebida apreciada pelos brasileiros. São inúmeros rótulos produzidos em vinícolas de diferentes regiões do país. Em 2024, muitos deles se destacaram em competições nacionais e internacionais, garantindo medalhas e reconhecimento pela qualidade. Veja na lista abaixo.
Aurora Reserva Merlot Rosé
Produzido com uvas merlot pela Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves (RS), o vinho rosé ganhou o ouro no Catad’Or World Wine Awards 2024, competição internacional mais importante da América Latina, no Chile.
De coloração rosa, aroma que lembra frutas tropicais, como a lichia, e notas de morango e framboesa, a bebida refrescante é indicada para acompanhar carnes brancas assadas, ravióli de espinafre com ricota e risoto de camarão.
Garibaldi VG Alvarinho
Também premiado com uma medalha dourada no Catad’Or World Wine Awards, o vinho do tipo fino branco seco é produzido pela Vinícola Garibaldi com uvas alvarinho, variedade originária da Galícia, na Espanha, e tem 13,4% de teor alcoólico e 1,5 grama de açúcar por litro.
A temperatura indicada para a apreciação é entre 8ºC a 10ºC, sendo perfeito para harmonizar com carnes brancas, como peixes e aves, frutos do mar e queijos de média maturação. O rótulo tem coloração amarela, aroma de frutas (damasco, pêssego e nectarina), boa acidez e frescor na boca.
Berkano Chardonnay Barricas 2023
O rótulo da vinícola gaúcha Berkano Premium Wines foi um dos 26 ‘gran ouro’ na 12ª edição do Brazil Wine Challenge, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), em Bento Gonçalves (RS).
Conforme a marca, as uvas da variedade chardonnay para a produção da bebida são colhidas manualmente no período da manhã e, então, transportadas até a vinícola.
Em seguida, ainda durante o processo de fabricação, passam pela prensagem, fermentação, maturação de nove meses em barricas de carvalho francês e engarrafamento. Notas de frutas tropicais maduras e toque de baunilha e mel são as principais características da bebida gaúcha.
Jolimont Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2017
O vinho tinto da Serra Gaúcha e premiado com medalha de ouro no Catad’Or World Wine Awards deste ano possui, de acordo com a Vitivinícola Jolimont, de Canela (RS), notas de frutas negras em calda, como ameixa e cereja, e nuances de chocolate, funghi, café, especiarias e carvalho no aroma. No paladar, o destaque da bebida feita com a uva cabernet sauvignon são as frutas secas.
Cabana do Vale Cabernet Sauvignon
Diferente da maioria dos nomes da lista, este rótulo que recebeu medalha de ouro no Catad’Or World Wine Awards é nordestino. O Cabana do Vale teve origem em Garanhuns (PE), na Vinícola Vale das Colinas, a partir da cabernet sauvignon, conhecida popularmente como ‘rainha das uvas tintas’.
A bebida brilhante e de coloração rubi possui aroma intenso e notas de especiarias, pimenta-preta, cacau e leve toque frutado de amora. A harmonização indicada é com carnes vermelhas, queijos maduros e embutidos.
Egiodola Jolimont
A vitivinícola gaúcha Jolimont, de Canela (RS), destacou-se também no Catad’Or World Wine Awards com o vinho tinto ‘Egiodola Jolimont’, produzido com a uva que tem o nome no rótulo. A variedade é francesa e foi criada a partir do cruzamento entre outras duas, a negra mole e a abouriou.
De aroma delicado e que lembra ameixa e amora, oferece toques defumados e notas de café. O teor de álcool passa de 11%.
Baron Assemblage 2020
Com 93 pontos, o vinho da Vinícola Adolfo Lona, de Porto Alegre, foi eleito o melhor tinto do Brasil pelo guia mais famoso da América do Sul, o Descorchados, em 2024. A bebida de teor alcoólico em 13,9% e feita com três variedades de uva – cabernet sauvignon, merlot e tannat – foi criada para celebrar os 50 anos da chegada do enólogo ao país e também como homenagem ao rótulo Baron de Lantier.
Casa Soncini Gran Syrah 2021
A pontuação acima dos 93 pontos deste vinho garantiu à Vinícola Casa Soncini, de Itaí (SP), uma das 26 medalhas ‘gran ouro’ do concurso Brazil Wine Challenge.
A bebida de coloração rubi e feita com uvas da variedade syrah possui aroma de frutas pretas maduras, como amora e ameixa, café e baunilha e textura em boca corpulenta.
Uma das curiosidades da produção é o processo de maturação, que dura 18 meses em barricas de carvalho francês. Pratos de carne vermelha assada, polenta com ragu de ossobuco e queijos curados são os mais indicados para harmonização.
Stefanello Tannat
O rótulo premiado com medalha de ouro no Brazil Wine Challenge é produzido 100% com uvas tannat, variedade originária da França, pela Stefanello Espumantes e Vinhos, da Serra Gaúcha.
O vinho tinto de aroma de frutas negras e notas de couro e especiarias harmoniza com sobremesas que tenham chocolate amargo entre os ingredientes, carnes grelhadas ou assadas, queijos envelhecidos e massas com molhos.
Jolimont Intendente 2015
O vinho brasileiro da Vitivinícola Jolimont, de Canela (RS), se destacou no Sélections Mondiales des Vins, prêmio organizado pela Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Destilados (Vinofed) e a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Além de um dos 50 melhores do mundo, foi premiado nas categorias ‘best of show’ e ‘grande medalha de ouro’.
As variedades de uva usadas na fabricação da bebida gaúcha são: cabernet sauvignon, merlot, tannat e cabernet franc.