A PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) é a melhor universidade privada do Brasil, aponta a pesquisa QS World (Quacquarelli Symonds) University Rankings 2026, divulgada pela QS (Quacquarelli Symonds). Entre mais de 1.500 instituições analisadas, a fluminense aparece em 571º lugar.
A segunda universidade privada mais bem colocada é a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que ficou entre as posições 1001-1200. Em seguida, aparecem a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), entre as 1201-1400, e a Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie), que também ficou entre as 1201-1400 posições.
Entre os critérios analisados pela QS para elaboração do levantamento estão dados referentes à pesquisa e descoberta, empregabilidade e resultados, experiência de aprendizagem, engajamento global e sustentabilidade.
Quando consideradas todas as universidades brasileiras, incluindo as públicas, a USP (Universidade de São Paulo) aparece em primeiro no ranking — 108º lugar. Apesar disso, a instituição paulista caiu no levantamento em relação a 2023 e 2024, quando foi da 85ª para 92ª posição.
No entanto, conforme a análise do QS World, o Brasil continua sendo o sistema de ensino superior mais forte da América Latina, com mais universidades básicas do que qualquer outro país da região e mais universidades entre as 500 melhores do mundo.
São quatro nessa condição: além da USP, constam na lista a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na posição 232; a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, na 304, e a Unesp (Universidade Estadual Paulista, em 489º lugar.
O ranking 2026 da QS analisou mais de 1.500 universidades de 106 países e territórios. Pelo 14º ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, ocupa o 1º lugar, seguido pelo Imperial College, de Londres, e a Universidade Stanford, também nos EUA.