A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou uma grande ação de proteção ambiental nesta quinta-feira, 11, no município de Pium, no âmbito da “Operação Protetor dos Biomas”. A operação do Comando de Policiamento Especializado (CPE), executada por equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), resultou no resgate de milhares de quelônios.
O fato ocorreu durante patrulhamento fluvial no Rio Javaés. Os militares abordaram uma embarcação (canoa de fibra) ocupada por dois homens, ambos indígenas da etnia Karajá, oriundos do estado de Mato Grosso.
Ao realizarem a vistoria na embarcação, as equipes localizaram uma quantidade maciça de quelônios sendo transportada sem autorização. Ao todo, foram contabilizados 3 mil filhotes e 12 matrizes de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), uma espécie que consta na lista de animais em perigo de extinção.
Imediatamente, os policiais militares realizaram a soltura dos animais, devolvendo-os ao seu habitat natural. O motor da embarcação foi apreendido.
Os dois homens, que não portavam documentos de identificação, foram conduzidos à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins, para a devida identificação e realização dos procedimentos legais cabíveis quanto ao crime ambiental.






