O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para gravar um novo pronunciamento para ir ao ar na próxima quarta-feira (6), mesmo dia em que as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil começarão a valer.
A mensagem, que será exibida em rede nacional de rádio e televisão, será gravada nesta terça-feira (5). A iniciativa foi antecipada pela CNN na semana passada.
Desta vez, o presidente deverá focar o discurso em propagar as medidas que possam mitigar os efeitos do tarifaço no Brasil.
O Ministério da Fazenda já apresentou ao presidente uma cartela de opções para atender o empresariado atingido pelas tarifas e evitar efeitos nocivos à economia. O pacote de medidas deve incluir subsídio para a indústria e o agronegócio e oferta de crédito para trabalhadores afetados.
No pronunciamento, o presidente deve ainda reforçar a defesa da soberania nacional e o respeito à separação dos Poderes.
A ideia ainda é elogiar a negociação capitaneada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ressaltar que o governo buscará novas exceções.
O petista também quer citar a busca por um alinhamento com o Congresso Nacional para citar medidas estruturantes, como benefícios fiscais e oferta de crédito para os setores mais afetados.