O Pronto Atendimento 24h, inaugurado no último mês de abril pela Prefeitura de Paraíso, registrou 3.576 atendimentos nos primeiros 30 dias de funcionamento. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram registrados dias com 76, 83, 91 atendimentos, assim como picos de 120, 130, 140 e até 202 pessoas em um único dia.
É importante destacar que, embora a estimativa inicial de atendimento diário do Pronto Atendimento fosse de aproximadamente 100 pessoas, os dados mostram uma grande variação na demanda. Esses números refletem a crescente confiança da população no serviço, acessibilidade, localização e o compromisso da gestão municipal em oferecer atendimento portas abertas, humanizado e de qualidade.
“Esses primeiros 30 dias de funcionamento do Pronto Atendimento mostram que o serviço já se tornou uma referência para a população de Paraíso. Com 3.576 atendimentos realizados, fica evidente a importância dessa unidade para ampliar o acesso da comunidade à saúde pública. O compromisso da gestão Celso Morais e Ubiratan Carvalho é continuar garantindo um atendimento humanizado, com estrutura adequada, profissionais capacitados e um olhar atento às necessidades de quem mais precisa”, afirma o secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André.
Quanto ao tempo de espera, vale ressaltar que o município segue a Classificação de Risco do Ministério da Saúde, que categoriza o atendimento de acordo com os sinais e sintomas, prioridades, urgência e emergência. Os pacientes classificados como leve (Azul), podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde e UBS e o atendimento deve ser realizado em até 240 minutos após a sua chegada ao Pronto Atendimento 24h.
Já os pacientes classificados como menos grave (Verde) podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde em até 120 minutos. Para os casos de urgência (Amarelo) o atendimento deve ser rápido, mas podem aguardar por até 50 minutos. E os casos muito urgentes (Laranja) necessitam de atendimento praticamente imediato, podendo esperar até 10 minutos. Os casos de emergência (Vermelho) necessitam de atendimento imediato.
“Reforçamos que essa classificação de risco é realizada pelo profissional de saúde habilitado e não pelo paciente. O pronto atendimento é uma grande conquista para Paraíso. É um serviço novo no município e de acordo com a demanda e necessidade, será ajustado para garantir que estejamos cada vez mais perto de oferecer um atendimento de excelência para todos “, ressaltou o secretário Arllérico.
Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento conta com atendimento médico, enfermagem, triagem, laboratório, raio X, sala de emergência, consultórios, salas de observação adulto e pediátrica, sala de medicação, sala de espera, posto de enfermagem, farmácia interna e banheiros. Lá são atendidas demandas de clínica médica, pediatria e acidentes por animais peçonhentos.
O Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências de média complexidade. Veja exemplos de quando procurar o Pronto Atendimento:
- Febre;
- Mal-estar;
- Viroses;
- Desconforto Abdominal;
- Hipoglicemia e/ou Hiperglicemia;
- Hipotensão, Hipertensão e ou outros distúrbios da Pressão Arterial;
- Administração de Medicamentos;
- Dentre outras demandas com sinais e sintomas da Clínica Médica.
O Pronto Atendimento funciona na Rua L 3 nº. 490, setor Interlagos, ao lado da Escola Municipal Pedro Ludovico.