O Projeto Reinventar, desenvolvido pela BRK e parceiros, ganhou destaque na 9ª edição do Encontro Nacional das Águas (ENA), evento bienal promovido pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
O congresso teve como objetivo discutir os principais desafios e avanços no setor de saneamento básico no Brasil.
No Tocantins, 46 mulheres, incluindo brasileiras, cubanas e venezuelanas foram beneficiados com o projeto Reinventar.
A iniciativa visou a formação profissionalizante de mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio, oferecendo-lhes cursos nas áreas de assistente administrativo, instalações hidrossanitárias e desenvolvimento socioemocional.
Com carga horária total de 240 horas, as participantes tiveram acesso a aulas teóricas e práticas.
Durante o curso, receberam um auxílio financeiro de R$ 600 mensais e tablets com internet para acompanhamento das aulas, garantindo condições adequadas de aprendizagem.
A Gerente de Administração de Pessoal da BRK, Andreia M R Williams, participou do painel “Diversidade nas Empresas de Saneamento: A Presença Feminina”, que discutiu a importância de se promover um ambiente mais inclusivo e inovador no setor.
Na ocasião, destacou a valorização da participação feminina em cargos técnicos e de liderança, reforçando a diversidade de perspectivas como fator que fortalece a tomada de decisões e leva a soluções mais justas e eficientes para o setor de saneamento.
Case de sucesso
Com a iniciativa, mulheres de Palmas, Gurupi e Araguaína tiveram a chance de desenvolver habilidades e ingressar no mercado de trabalho.
Um exemplo é Leudivan Gomes de Sousa, de 44 anos, que, após concluir a formação, foi contratada pela própria BRK.
Mãe de dois filhos e moradora de Palmas, Leudivan afirma que a formação foi transformadora em sua vida, pois aprimorou tanto suas habilidades técnicas quanto suas habilidades comportamentais.
“Durante o curso, profissionais nos orientaram sobre diversos temas, como investir no futuro e não desistir. Foi um projeto transformador na minha vida. Abracei a oportunidade, e, apesar dos desafios, continuo aprendendo e crescendo”.
Antes de ingressar no projeto, Leudivan buscava uma oportunidade de trabalho e aprimoramento profissional.
“A formação foi essencial para mim, pois abriu portas no mercado de trabalho e melhorou minha situação financeira. Além disso, o conhecimento adquirido facilitou meu desempenho na função que exerço hoje, que é no atendimento”, ressaltou.
Coordenador comercial da BRK, Peterson Portela, também ressaltou o sucesso da iniciativa e destacou o desempenho da atendente comercial de telecobrança.
“O projeto permitiu que essas mulheres tenham mais oportunidades e novas perspectivas de vida. A Leudivan soube aproveitar a oportunidade e tem superado as expectativas da companhia.”
Para a gerente de responsabilidade socioambiental da BRK, Karinne Matos, o projeto gerou diversos impactos positivos na vida das participantes.
“O sucesso de participantes como Leudivan Gomes de Sousa é um testemunho do poder transformador da educação e do compromisso da BRK com a responsabilidade socioambiental. Continuaremos promovendo iniciativas que fortaleçam nossas comunidades e contribuam para um futuro mais sustentável.”