O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, capacitou nesta terça-feira,01, uma nova turma do Projeto Mãos que Criam, em panificação artesanal. O evento ocorreu na sede do projeto, em Palmas. A turma conta com a participação de 10 alunos.
O foco da ação é a geração de trabalho e renda por meio do Programa de Inclusão Produtiva, promovido pela Setas, e é direcionada a famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CadÚnico) e demais públicos em situação de vulnerabilidade social.
“O curso dá direito a certificado, o que representa oportunidades concretas para o cidadão alcançar autonomia financeira e melhorar a qualidade de vida. Para o Estado, representa reduzir a dependência de programas assistenciais, e, ao estimular a produtividade, fortalece a economia local e a formalização de pequenos negócios, gerando desenvolvimento socioeconômico regional,” destacou a secretária da Setas, Cleizenir Divina.
“Os cursos da Inclusão Produtiva promovem a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho ou de geração de renda por meio do empreendedorismo”, reforça o gerente do setor na Setas, Clay Rios.
Para a aluna da capacitação, Tatiana de Miranda Costa Monteiro, “com o certificado o curso vai abrir muitas oportunidades de emprego e para empreender e ter mais uma fonte de renda, pois aqui aprendemos que há diversas formas de fazer o produto, com vários ingredientes, como a cenoura e a batata, e de fazer produtos variados aumentando a chance de vender mais. Moro em um condomínio e há muita procura pelo produto, então pretendo fazer e vender lá”, afirmou.
A entrega dos certificados acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) no período da tarde, ao final do curso.
Projeto Mãos que Criam
O projeto “Mãos que Criam” é uma iniciativa do Governo do Tocantins, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). Seu objetivo principal é promover a qualificação profissional e o acesso a crédito para gerar oportunidades de geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece cursos profissionalizantes e acesso a linhas de crédito para fomentar o empreendedorismo e a inclusão produtiva.
Mãos que Criam na Rede Cuidar
O projeto Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS) que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.
Nesse contexto, o “Mãos que Criam” representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.