O projeto Missão Cerrado-Aéreo: engenharia e tecnologia para a convivência inteligente e sustentável, desenvolvido pela professora de Matemática, Livya Brabo Barbosa Martins, da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro, de Palmas, conquistou o 3º lugar no Prêmio Liga Steam 2025, categoria Ensino Médio. A premiação foi realizada durante o Festival LED – Luz na Educação, que foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a presença dos 30 professores, da etapa finalista do prêmio. A solenidade de entrega da premiação foi realizada na segunda-feira, 3.
O diretor da escola Révson Tolintino de Oliveira ressaltou a abrangência e o impulso que o prêmio trouxe para a comunidade escolar. “Esse resultado representa principalmente o reconhecimento e a valorização de esforços inovadores e criativos de nossos professores e estudantes no desenvolvimento de soluções para uma questão real e relevante. Eu fico feliz por ver o empenho dos nossos estudantes que abraçaram o projeto e tiveram a oportunidade de conhecer o aeroporto de Palmas, que alguns não conheciam. Gostaria de parabenizar a todos os nossos servidores e estudantes por essa grande conquista. Estamos felizes e orgulhosos”, afirmou.
Esse resultado evidencia que o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está proporcionando bons resultados. O PROFE promoveu melhorias nas estruturas físicas das unidades escolares, impulsionou a aquisição de novas tecnologias e materiais pedagógicos, promove a formação de professores e atua na inovação na área pedagógica.
A professora Livya Martins fala sobre a experiência. “O prêmio é a validação do nosso trabalho. Para a escola, esse resultado prova que somos capazes de inovar e aplicar propostas de soluções para problemas reais da nossa comunidade. Para os estudantes, essa conquista é o reconhecimento do protagonismo deles, que viram que podem aplicar o que aprendem e criar ideias com impactos. E também a confirmação de nossa metodologia, que integra componentes curriculares que realmente funcionam para desenvolver cidadãos ativos e conscientes”, explicou.
A professora destacou a dedicação dos alunos. “Não tínhamos a dimensão para que lugar esse projeto nos levaria. E ao longo da execução, o projeto foi crescendo e isso já nos deixou satisfeitos. E essa classificação em 3º lugar superou as nossas expectativas. Estamos bem motivados para dar continuidade ao trabalho”, frisou a professora Livya.
Projeto
O projeto da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro nasceu de uma curiosidade dos alunos, quando observaram que existiam muitas aves voando nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, de Palmas. E aí surgiu o questionamento se as aves interferiam no movimento do aeroporto. A professora de Matemática Livya propôs a criação do projeto e após várias discussões os estudantes foram visitar o aeroporto, conversar com pilotos e com pessoas do Corpo de Bombeiros para ouvi-los sobre o assunto. E nesse processo, os alunos também perceberam a importância dos projetos ambientais para as cidades que estão em desenvolvimento.
“A solução que os estudantes encontraram foi a construção de um protótipo que identifica a presença de animais próximos à pista, emite um som para afugentar o animal e acende uma lâmpada tipo led, que é enviado ao operador do aeroporto, identificando que há presença de animal na lateral da pista”, explicou a professora Livya.
Prêmio
O Prêmio Liga Steam selecionou nove projetos vencedores, sendo um de cada categoria e é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal. Na edição 2025, o tema foi “Sociobiodiversidade – culturas vivas, comunidades sustentáveis”.
O prêmio tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos Steam, que promovem estudos de temas relevantes para a comunidade, com foco na sustentabilidade e na educação ambiental. A proposta é ter soluções apoiadas na engenharia e na tecnologia.







