sexta-feira, 28 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Projeto contemplado pela LPG tem evento de encerramento em aldeia Xerente

Com a presença da Secult, a cerimônia final do "Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela" foi realizada na Aldeia Cachoeirinha, em Tocantínia

Ascom por Ascom
22/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Ao todo, 20 indígenas foram capacitados nas oficinas do Cine Xerente. Foto: Eduarda Formiga/Governo do Tocantins.

Ao todo, 20 indígenas foram capacitados nas oficinas do Cine Xerente. Foto: Eduarda Formiga/Governo do Tocantins.

CompartilharCompartilhar

A manhã deste sábado, dia 20, marcou a cerimônia de encerramento do projeto “Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela”, na Aldeia Cachoeirinha, em Tocantínia. A iniciativa foi contemplada no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Inscrito pela Associação dos Brigadistas Akuwẽ Xerente (Abix), com apoio técnico da equipe do Instituto Puro Cerrado e da Cia A Barraca, o projeto teve como objetivo fomentar a produção audiovisual para a comunidade indígena. Ao todo, 20 indígenas foram capacitados nas oficinas.

O evento contou com a presença do secretário Tião Pinheiro (Secult), do secretário interino dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) Paulo Xerente, do superintendente do Ibama Leandro Milhomem, da presidente da Abix Ana Shelley Xerente, do cacique Pedro Paulo Xerente, da curadora da Mostra e representante da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, Mariah Soares, da coordenadora do Previfogo, Daniela Dias Danaga, entre outras autoridades.

ARTIGOSRELACIONADOS

Na natação, Maria Flávia Fernandes conquistou a prata e Bruno Gabriel Damasceno conquistara, o bronze - Crédito: Ítalo Albert/Governo do Tocantins

Estudantes do Tocantins iniciam segunda etapa das Paralimpíadas Escolares com quatro medalhas

27/11/2025
Em ato histórico, governador Laurez Moreira sanciona novo PCCR da Educação e garante valorização da categoria após 10 anos de espera; Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Em ato histórico, governador Laurez Moreira sanciona novo PCCR da Educação e garante valorização da categoria após 10 anos de espera

27/11/2025

Durante a realização do projeto, a iniciativa treinou cerca de 20 membros da comunidade em técnicas de produção de vídeo, utilizando seus celulares, com o propósito de capacitar jovens e adultos a contarem suas próprias narrativas e histórias, aumentando sua presença nas redes sociais. Entre as atividades estiveram uma roda de conversa sobre comunicação vinculativa e não violenta, técnicas de captação de imagem e som, elaboração de roteiros, edição de vídeos, entre outros.

O secretário da Cultura Tião Pinheiro prestigiou a ocasião relembrando a retomada cultural que possibilita tantos projetos como os contemplados na Lei Paulo Gustavo. “Sou muito feliz de ver na ponta aquilo que estava sendo idealizado e sonhado, que é o fomento e incentivo à cultura do Tocantins. Andamos mais de oito mil quilômetros de busca ativa na LPG para levar esses recursos aos fazedores de cultura”, disse lembrando que isso mostra a importância da retomada cultural  com as recriações do Ministério da Cultura pelo presidente Lula e da Secretaria da Cultura do Tocantins pelo governador Wanderlei Barbosa.

Ele destacou também o trabalho da Secult na estruturação da pasta e, ao mesmo tempo, na condução da LPG no Tocantins que nos coloca entre os quatro estados que melhor executaram os recursos da lei de acordo com o MinC.

Já o secretário Paulo Xerente enfatizou a importância do fomento à cultura dos povos indígenas e tradicionais. “É um recurso muito bem aplicado e antes a cultura indígena era estudada por pessoas de fora, hoje é o indígena mesmo que está fazendo esse trabalho de valorizar e divulgar a nossa cultura para fora”, destacou.

O projeto também percorreu as aldeias Salto e Funil. A programação contou com a exibição dos vídeos roteirizados, gravados e editados pelos participantes das oficinas. Ao final, os alunos receberam certificados.

A presidente da Associação de Brigadistas Xerente (ABix),  Ana Shelley Xerente, ressaltou ainda a importância do projeto para mostrar o trabalho e a cultura dos brigadistas, além de valorizar o aprendizado obtido durante as oficinas.  “Esse projeto veio para nos dar oportunidade de mostrar quem somos, o que fazemos e valorizar a nossa cultura, que é tão rica e importante para nós. Aprendemos a fazer roteiro e usar os celulares para gravar e editar vídeos. Isso foi maravilhoso porque já estamos usando este conhecimento que aprendemos “, pontuou.

O idealizador da ação, Pedro Paulo Xerente, explica que apesar da conclusão do projeto, o conhecimento adquirido fica para a comunidade. “Com a oportunidade do edital, a gente pensou em desenvolver esse projeto para que nós aprendêssemos a fazer pequenos vídeos, porque sentimos a necessidade de mostrar para a população o trabalho que é desenvolvido pelas brigadas, levando entretenimento para dentro da aldeia. A ideia é que possamos continuar fazendo os nossos vídeos, mostrando que nós queremos mostrar e não o que os outros veem. É esse o legado que ficou conosco, o conhecimento”, comemorou.

O brigadista Elias Wakrãwi Xerente participou das oficinas e também comemorou com o certificado. “Foi uma experiência muito gratificante e importante para nós indígenas. Agora podemos gravar, produzir e divulgar para fortalecer mais a nossa cultura”, disse.

Sobre a ABIX
Composta por 74 brigadistas, a Abix é uma Associação de Brigadistas Indígenas da Terra Indígena Xerente e Funil. Criada em 2014, a entidade atua desde então em parceria com o Ibama, a Funai e outras instituições estaduais e municipais. O objetivo da ABIX é combater as queimadas que são frequentes na região.

Ficha técnica
Direção-geral: Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente e Ana Shelley Xerente.
Direção Técnica: Mariah Soares.
Produção Executiva: Andréa Lopes / Instituto Puro Cerrado.
Oficineiros(as): Mariah Soares, Andréa Lopes e Ramon Diaz.
Curadoria filmes da Mostra: Mariah Soares.
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu/ Companhia A Barraca.
Design Gráfico: Cristiano Viana.
Prestação de Contas: Andréa Lopes e Cinthia Abreu.
Assistentes de Produção: Ana Cláudia Batista Cardoso, Cris Lopes Viana, Suyanne Diaz, Cristiano Viana e Fernanda Veloso.
Equipe de Apoio indígena: Sebastião Xerente, Samuel Xerente, Ezequiel Simnãwe, Elias Wakrãwi,Ilson Xerente, Meire Dalva Xerente e Rosaclere.
Cobertura de Fotos e Vídeos: Elton Abreu e Mário.
Tradutoras em Libras: Thalyta Teixeira e Roseane Maria de Souza Barbosa.
Tradutores na língua Xerente: Carmelita Xerente- tradutora Cachoeirinha, Elson Xerente- tradutor Funil e Silvino Xerente – Tradutor Salto.
Audiodescrição: Fernanda Veloso e Cinthia Abreu.

Anterior

Polícia Civil prende três suspeitos por tráfico de drogas e apreende várias porções de entorpecentes em Pedro Afonso

Próximo

Governo do Tocantins investe mais de R$ 16,5 milhões em estruturação da gestão ambiental do Estado

Próximo
Operação de fiscalização de combate ao desmatamento ilegal (Crédito foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins)

Governo do Tocantins investe mais de R$ 16,5 milhões em estruturação da gestão ambiental do Estado

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Estudantes do Tocantins iniciam segunda etapa das Paralimpíadas Escolares com quatro medalhas

27/11/2025
Tocantins

Em ato histórico, governador Laurez Moreira sanciona novo PCCR da Educação e garante valorização da categoria após 10 anos de espera

27/11/2025
Esportes

Boto vê Filipe Luís pronto para Europa: “Ao nível dos melhores”

27/11/2025
Esportes

Flamengo e Palmeiras são destaques na mídia internacional; confira

27/11/2025
Esportes

Libertadores: Danilo pode atingir feito inédito no futebol com título

27/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Prefeitura de Palmas reforça combate ao tabagismo com grupo terapêutico

27/11/2025
Educação

Colégio Estadual Getúlio Vargas promove evento sobre a Consciência Negra

27/11/2025
Educação

Escola de Araguaína promove solenidade para entregar premiação aos estudantes destaques nas olimpíadas científicas

27/11/2025
Saúde

Cardiologista explica o que acontece no corpo quando artérias entopem

27/11/2025
Saúde

Cardiologista cita principais sintomas de que artérias estão entupidas

27/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura de Palmas reforça combate ao tabagismo com grupo terapêutico
  • Colégio Estadual Getúlio Vargas promove evento sobre a Consciência Negra
  • Escola de Araguaína promove solenidade para entregar premiação aos estudantes destaques nas olimpíadas científicas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foco desta etapa é garantir que quem já conseguiu parar de fumar permaneça livre do cigarro com apoio profissional e orientação – Foto: divulgação

Prefeitura de Palmas reforça combate ao tabagismo com grupo terapêutico

27/11/2025
Vencedores do concurso Maria Vitória Martins e Francisco Akássio - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Colégio Estadual Getúlio Vargas promove evento sobre a Consciência Negra

27/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.