Trabalhadores que enfrentam doenças ocupacionais ou que se acidentaram podem receber atendimento gratuito sobre direitos trabalhistas e previdenciários pelo Projeto Caminhos no Trabalho, que inicia os atendimento no Ministério Público do Trabalho nesta segunda, 29 de abril, de 12h às 18h.
Os interessados precisam fazer agendamento pelo WhatsApp (63) 99294-3660 para ter acesso a serviços como orientação jurídica, assistência na emissão de CAT, relatórios e atendimento médico e elaboração de dossiês que buscam por suporte diante das adversidades laborais.
O Projeto Caminhos do Trabalho iniciou na Universidade Federal da Bahia e hoje já está em 13 cidades, em parceria com a Fundacentro e as universidades federais locais: Palmas (UFT); Belo Horizonte (UFMG); Brasília (UNB); Florianópolis (UFSC); João Pessoa (UFPB); Salvador (UFBA); Porto Alegre (UFRGS); e Uberlândia (UFU).
No Tocantins, o projeto está em funcionamento desde outubro de 2023 e, em parceria com o MPT, agora está em um espaço de atendimento mais acessível para os trabalhadores. “O projeto busca atender os casos diretamente, e também fornecer subsídios para aprimorar a atuação de órgãos como o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, entre outro, em todo o território nacional. Através de sua atuação diversificada, que inclui desde assistência médica até a produção de relatórios de alta qualidade para estudos no campo da saúde do trabalho. Dessa forma, atuamos tanto nos casos atendidos individualmente, como contribuímos para uma mudança sistêmica que promova a justiça e a segurança para os trabalhadores brasileiros””, disse Laranna Prestes Catalão, assistente social da UFT e Coordenadora Local do Projeto.
Saiba mais
Os números da subnotificação de acidentes de trabalho, revelados por levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, apontam para o desafio que o projeto enfrenta: estima-se que cerca de 4,9 milhões de pessoas tenham sofrido acidentes de trabalho no Brasil em 2013, um número alarmante que ressalta a urgência de ações como as propostas pelo Projeto Caminhos do Trabalho.
Dados divulgados pelo Governo do Estado do Tocantins apontam que, segundo o Sistema de Mortalidade (SIM), no ano de 2023, houve 91 óbitos e, em 2024, 19 óbitos, ocasionados por acidente de trabalho. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados em 2023, no Tocantins, 716 acidentes de trabalho com exposição à material biológico. Neste ano de 2024, foram 158 casos registrados. Em 2023, foram notificados 3.941 Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) e 860 registros em 2024.
Acompanhe o projeto nas redes sociais e fique por dentro das novidades: @caminhosdotrabalho.
Comentários sobre este post