O premiado projeto Batuque, desenvolvido desde 2004 pela equipe do Colégio Estadual de Cristalândia e que aborda o antirracismo, impulsionou que muitos alunos da turma da 3ª série do ensino médio alcançassem notas altas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2024.
Entre os estudantes que se destacaram está Otávio de Assis, 18 anos, nota 960 na redação do Enem.
Neste ano, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“A escola com certeza me ajudou, principalmente, pela minha participação no projeto Batuque, o qual me proporcionou um repertório sobre a cultura africana”, ressaltou.
Otávio contou que antes de cursar o ensino médio tinha dificuldade em fazer redações.
“Quando entrei no ensino médio, também contei com o apoio das professoras de língua portuguesa e de redação Aline Lino e Clara Borges, que nos orientou, e isso foi muito importante para eu alcançar a nota 960 na redação”, afirmou Otávio.
A estudante Ester Fernandes Gomes, 17 anos, que alcançou a nota 940 na redação do Enem, também fala da influência das ações do projeto Batuque.
“O projeto nos ajudou a ter esse sucesso na redação. Eu aprendi muito com ele e, na hora de escrever, eu tive mais clareza. E eu estabeleci uma rotina de estudos e contei com o suporte e atenção dos professores da escola”, comentou.
A professora Elizabeth Aires Leite, idealizadora do projeto Batuque, fala de sua alegria em contar com tantos estudantes destaques na redação do Enem.
“O resultado do Enem 2024 para o Colégio Estadual de Cristalândia foi o melhor dos últimos anos. Fruto do trabalho de uma equipe comprometida com a qualidade do ensino ofertado, do empenho de estudantes e particularmente do desenvolvimento do projeto Batuque, que atende às determinações das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e continuamente aborda, de forma variada, temáticas como a que foi o tema da redação”, explicou.
A professora Elizabeth e toda a equipe da escola comemoram esse resultado.
“É uma enorme alegria ver o reflexo do trabalho desenvolvido. Todo esforço pelo ensino de qualidade e promoção da igualdade racial, a partir da escola, vale muito a pena. As avaliações positivas nos dizem que estamos no rumo certo”, afirmou.
Euzilene Oliveira Lima, gestora da escola há seis anos, reforça a satisfação da equipe pedagógica com esse resultado.
“Ficamos muito felizes pela quantidade de estudantes que se destacaram na redação do Enem. Isso é fruto do bom trabalho realizado pelos professores, que priorizam a qualidade do ensino, garantindo a aprendizagem dos estudantes. O tema da redação coincidiu com a temática trabalhada pelo projeto Batuque. Os estudantes que fizeram parte do projeto tinham conhecimento para elaborar um bom texto. A professora de língua portuguesa Clara Francisca Borges incentivou a produção de redações pelos estudantes, fazendo as correções e apontamentos para os estudantes. Todo esse trabalho culminou com esse resultado maravilhoso”, esclareceu a diretora Euzilene.
Em 2024, as provas do Enem foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o resultado foi publicado no último dia 13 para os estudantes.
Projeto Batuque
O projeto tem como objetivos principais discutir a interculturalidade no Brasil, por meio das disciplinas de História e Arte, bem como combater o racismo estrutural e promover o respeito às diferenças no ambiente escolar de acordo com o que determina a Lei 10.639/03.
As ações do projeto são desenvolvidas durante o ano letivo, com atividades e estudos de temas, livros, trabalhos de artes, pesquisas e apresentação para a comunidade escolar.
O projeto Batuque ficou em 3º Lugar na 2ª edição do Prêmio Escola que Transforma, na Modalidade, Regime e Etapa Ofertada, Esfera: Regular / Parcial / Ensino Médio / Estadual.
Estudantes destaques na redação do Enem
Otávio de Assis Ribeiro – 960
Ester Fernandes Gomes – 940
Carine Ferreira Nogueira de Sá- 920
Luana Vitória Cunha dos Santos – 920
Renata Gabriella Arruda Gomes – 900
Maria Eduarda Martins Ferreira – 900
Carla Ferreira Nogueira de Sá – 900
Esther de Freitas Ferreira – 880
Maria Eduarda Batista da Silva – 860
Danyel Nogueira Coelho – 860
Thamires Ferreira da Silva Costa – 840
João Pereira de Souza Filho – 740
Laura Milena da Silva – 740
Emanoele Carvalho de Sousa – 720
Ana Luiza Rodrigues de Araújo – 720