Profissionais que atuam na saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) na rede estadual e municipal participaram na quinta-feira, 22, de uma webconferência do programa ‘Sorrindo com o SUS’, que teve como tema ‘Promoção da Saúde Bucal para Populações Vulneráveis”, e discutiu estratégias, ações e atividades para a promoção e prevenção. O evento foi coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Diretoria de Atenção Primária (DAP) e Área Técnica de Saúde Bucal (ATS).
O programa ‘Sorrindo com o SUS’, foi criado para levar informações aos gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadores de Saúde Bucal, cirurgiões-dentistas, auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e técnicos em Saúde Bucal (TSB) atuantes na Atenção Primária à Saúde do Estado do Tocantins e tem o objetivo de fomentar o debate sobre a Política Nacional de Saúde (PNSB) com o intuito de evitar as intervenções curativas e mostrar possíveis atividades, junto às populações vulneráveis, que podem levar informações e incentivar o autocuidado.
A palestrante e cirurgiã-dentista, Isnaya Almeida Brandão Lima, especialista em processos educacionais inovadores em metodologias ativas e práticas inovadoras em regulação no SUS, explanou sobre sua extensão do projeto de mestrado, onde mostrou que através de estratégias simples, porém extremamente eficientes, são capazes de alterar os hábitos de pessoas que têm pouco acesso à Rede Pública de Saúde.
“A pesquisa científica principalmente quando ela está associada a extensão, ela tem um potencial muito grande de mudar a realidade das comunidades. Nesse caso especificamente a gente partiu do levantamento bibliográfico, para uma pesquisa de campo, de mensuração, mas nos preocupamos principalmente em elaborar estratégias que trouxessem benefícios para a comunidade. Esse tripé, ensino, pesquisa e extensão faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando a gente melhora a condição da saúde bucal e geral a longo prazo daquela população”, disse a especialista.
O cirurgião-dentista, Hilário Ribeiro Cunha , de Lagoa do Tocantins, participou do webinário e falou da experiência. “É um tema importante para nós profissionais da saúde bucal, proporcionando um olhar mais crítico para esses pacientes em situação de vulnerabilidade, e buscando sempre levar acolhimento à saúde primária através da promoção e prevenção”.
Comentários sobre este post