Savick Brenna/Governo do Tocantins
O Programa Diversidade na Saúde no Estado do Tocantins, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) é um dos semifinalistas do Prêmio Espírito Público, na categoria Saúde. A premiação destaca os projetos que contribuem para a melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde pública, tornando-o mais eficiente, justo e acessível, atendendo de forma integral às necessidades da sociedade.
A premiação é uma das maiores oferecidas a servidoras e servidores públicos do Brasil, com oportunidade de terem seus trabalhos reconhecidos nacionalmente. O Tocantins é representado pelo coordenador do programa na SES-TO, Francisco de Assis Neves Neto, a coordenadora do programa, Maria Souza e o assistente social, Robson José da Silva.
“Para nós, da Secretaria de Estado da Saúde, este é um espaço muito importante para fortalecer e dar mais relevância ao Programa Diversidade na Saúde em uma visibilidade nacional. Participar desse prêmio e estar entre os quatro melhores no eixo saúde, com grandes possibilidades de ganharmos, significa agregar e fortalecer aquelas ações que nós já estamos desenvolvendo dentro do Estado de Tocantins”, comemorou Francisco Neto.
Projeto pioneiro
Criado em 2021, o programa Diversidade na Saúde é o primeiro no Brasil desenvolvido por uma secretaria de estado para discutir o tema com os profissionais da saúde. “Hoje nós somos referência para alguns estados e já somos reconhecidos pela Organização Pan-Americana da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde Indígena. Nós já temos um trabalho nas 17 unidades hospitalares e alguns anexos da secretaria, e agora em 2025/2 nós estamos capacitando 139 municípios. Iremos criar um grupo de trabalho com todas as cidades do Tocantins para discutirmos a diversidade no âmbito de todo o Estado”, disse o coordenador.
“A Secretaria de Estado da Saúde se preocupa muito com a questão da equidade, do respeito, do enfrentamento, do combate à intolerância, do combate ao preconceito e a discriminação no Sistema Único de Saúde, valorizando seus trabalhadores e trabalhadoras. Estar entre os quatro melhores no Brasil nos orgulha e nos incentiva a continuar esse trabalho que tem sido um diferencial no Brasil, mas isso também só é possível porque nós temos uma equipe engajada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Cronograma
Conforme o cronograma divulgado no site oficial do Prêmio, os finalistas serão anunciados ainda em setembro. Em outubro, será o início da votação popular e os vencedores serão anunciados em novembro. Organizada pelo Instituto República.org, a 7ª edição da premiação recebeu mais de 3.200 inscrições e já premiou mais de 180 iniciativas transformadoras ao longo de sete anos.