As amputações de membros podem levar a várias complicações físicas, emocionais, psicológicas e espirituais a uma pessoa que por um motivo qualquer passa por esse tipo de cirurgia.
Além da dificuldade em aceitar o fato, o processo de recuperação é longo e requer muita paciência, assim como de cuidados no coto de amputação devido situações como edema, ulcerações, dor fantasma, infecções e neuroma doloroso, comprometendo a independência física e social do indivíduo.
Diante disto, torna-se necessário um programa de reabilitação com equipe multidisciplinar para uma boa evolução terapêutica, e a reabilitação tem por objetivo reintegrar fisicamente o indivíduo, tanto para que ele aceite o seu novo estado corporal, quanto em função da utilização de equipamento externo, no caso a prótese, quando necessária, bem como objetiva ainda capacitá-lo para o maior aproveitamento de suas potencialidades e independência física e social.
Durante a reabilitação, a vida produtiva da pessoa vitimada pelo acidente fica prejudicada, pois ela permanece afastada do trabalho durante este processo de recuperação dependendo de outros para realizarem suas tarefas do dia a dia.
É comum ainda muitos amputados apresentarem tristeza, pesar, porém a depressão clínica possui maiores implicações, visto que precisaria ser rapidamente percebida e tratada, por representar um risco significativo para o aumento de morbidade e mortalidade nesses pacientes.
Em Palmas-TO o profissional Sandro Pacheco de Sousa, protético, ortesista e protesista atua na área desde o ano de 2006 no Centro de Tecnologia Ortopédica ajudando na recuperação de pessoas com mobilidade reduzida.
Em conversa com o PORTAL LJ, ele explicou que seu trabalho vai desde a escolha e confecção da prótese e treinamentos para adaptação até a liberação do paciente para uma vida normal e saudável.
Com vários cursos em sua especialidade Sandro Pacheco afirmou que é necessária uma atualização frequente através de participações em congressos e etc.. devido o aparecimento de técnicas novas e materiais mais modernos.
“Esse conhecimento serve tanto para nós profissionais como para os pacientes que usufruirão de novas tecnologias” disse.
SATISFAÇÃO
Atendendo a inúmeros pacientes em Palmas, Araguaína e Porto Nacional ele comenta que sua maior alegria é “realizar o sonho das pessoas que chegam em cadeira de rodas e são devolvidas à sociedade com uma vida ativa; que elas acreditem porque é possível”.
CTO
O Centro de Tecnologia Ortopédica está localizado em Palmas-TO à 504 Sul LO-11, Lote 20, telefone 3214.92.72, atendendo em horário comercial de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8:00H às 12:00H dispondo ainda de uma loja com uma linha completa de produtos ortopédicos.
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS !!! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348