Em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, celebrado em todo dia 16 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou uma programação especial, com os profissionais das Ouvidorias dos hospitais e unidades geridas pela Pasta. Nos dias 13, 14 e 15, foram realizadas palestras e debates com o objetivo de atualizar as equipes e promover um escuta cada dia mais qualificada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os ouvidores e ouvidoras são profissionais muito importantes para o SUS, pois eles desempenham a interlocução entre cidadão e o Estado. Diante disso, quero parabenizar a toda equipe pelo trabalho realizado na Secretaria, reconhecemos a atuação técnica e sobretudo, a capacidade de escuta de cada pessoa que desempenha esta função”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A Ouvidoria do SUS faz parte da rede do Poder Executivo, a qual conta 43 ouvidorias setoriais distribuídas entre os órgãos e entidades da administração estadual. “Estes canais servem para acolher as manifestações dos usuários e são parte da promoção do controle social. Ao analisar criticamente as demandas para dar a melhor resposta ao usuário do serviço público, o ouvidor está contribuindo com a participação da sociedade na gestão pública. Isso tem um impacto muito positivo no atendimento às necessidades da população”, afirmou o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE/TO), José Humberto Muniz Filho.
Segundo a ouvidora do SUS/SES-TO, Iolanda Maria Batista, “o principal objetivo do evento é celebrar o Dia Nacional do Ouvidor e acreditamos que a melhor forma de fazermos isso é escutar quem escuta, então nesses três dias pudemos ouvir as necessidades, tirarmos as dúvidas e ressaltar a importância do papel desse profissional para a população. Também trabalhamos o fluxo da ouvidoria dentro das unidades hospitalares”.
“A homenagem traz uma reflexão para nós sobre a importância da figura do ouvidor nas unidades, ou seja, a importância de se fazer uma escuta qualificada para que cheguem à gestão as manifestações e anseios do cidadão e assim aprimorar seus processos de trabalho a partir da percepção dos nossos usuários”, destacou a ouvidora do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Marciane Vieira Santana.
O diretor-geral do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), Hélio de Almeida Barros participou do último dia de evento e destacou que “a Ouvidoria é um instrumento muito importante para as unidades hospitalares, pois por meio dela podemos receber dos nossos usuários as reclamações, sugestões que contribuem para a melhoria dos nossos atendimentos, ou seja, ela é um instrumento de avaliação essencial para entendermos como está o funcionamento da nossa assistência a população”.
Canais de atendimento
A Ouvidoria do SUS é um canal seguro. Por meio dela, a população pode manifestar-se para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob a gestão da SES-TO. Os contatos são os telefones (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e para todas elas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.
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