Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nesta segunda-feira, 4, o projeto Profissão Estudante, que visa integrar a Educação Profissional e Tecnológica ao Ensino Médio. A solenidade, realizada no Senai Cetec, em Palmas, marca o início do segundo semestre letivo na rede estadual para cerca de 130 mil estudantes; e marca também as aulas práticas dos cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai).
Por meio do Profissão Estudante, o Governo do Estado possibilita que os educandos concluam o ensino médio com uma formação técnica, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho, como explica o secretário da Educação, Fábio Vaz.
“Poder fazer essa experiência durante o ensino médio e conhecer na prática as profissões, faz toda a diferença na escolha profissional. A ideia de conciliar o ensino regular com a formação profissionalizante é uma estratégia poderosa, que atende às necessidades do mercado e ao desejo dos jovens de se prepararem melhor para o futuro. Nossos estudantes terão a possibilidade de terem dois diplomas ao final do ensino médio, somando o conhecimento teórico com habilidades práticas em laboratórios de ponta, é algo que torna a educação mais atrativa, mais significativa, aumentando as chances de empregabilidade, e que vai fazer a diferença na vida desses alunos e das famílias tocantinenses”.
Cerca de 4 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual estão matriculados na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica. Em 2025, por meio da parceria com o Senai, estão sendo beneficiados 840 estudantes em cursos técnicos com carga horária de 1.200 horas, ofertados em 12 escolas da rede estadual localizadas nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Almas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Araguaína e Colinas. As formações abrangem áreas estratégicas como Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica, Química, dentre outras.
Os cursos são ofertados em parceria entre a Seduc e Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a empresa Aura Minerals.
“Essa colaboração com instituições como o Senai e todos os outros parceiros é fundamental para garantir que os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade, alinhada às demandas do desenvolvimento econômico da nossa região”, reforçou Fábio Vaz.
Ana Júlia Barbosa Oliveira, estudante do ensino médio na Escola Estadual São José, optou pelo curso técnico em manutenção automotiva. “Poder ter acesso a essa formação prática e direcionada para as habilidades e competências técnicas específicas, com certeza será um diferencial no mercado de trabalho. Além do mais, quem tem um curso técnico, tem salários melhores do que só quem tem o ensino médio”, enfatizou.
Conforme a diretora Regional do Senai, Marcia Rodrigues de Paula, dados da instituição apontam que 80% dos alunos de curso técnico estão empregados e com remuneração 19% a mais que os que só concluíram o ensino médio. “Esse é um grande legado para a educação do Tocantins, ao investir nos nossos jovens e formar cidadãos. A gestão estadual tem transformado a educação e isso tem impactado nos indicadores educacionais”, frisou.
O secretário da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima, destacou o potencial econômico do estado e com o Profissão Estudante. “Ao proporcionar essa aprendizagem profissionalizante dos jovens, o governo oportuniza a geração de renda às famílias e atende essa demanda crescente de profissionais qualificados para os serviços e as indústrias”, destacou
A estudante Mírian Silva Brito, do Colégio Estadual São José, de Palmas, optou pelo curso de Desenvolvimento de Sistemas e está ansiosa para o início das atividades práticas. “Eu não tinha afinidade com essa área, mas depois que comecei a estudar comecei a me interessar muito mais pela tecnologia, e a expectativa é muito grande. Acredito que faz muita diferença, ter um diploma do ensino profissionalizante e sei que terei muitas oportunidades de seguir carreira nessa área”, afirmou.
O curso técnico automotivo, foi a escolha de Eriklys Teixeira de Lima, também do Colégio Estadual São José. “Eu já tinha interesse nessa área e na hora que eu vi a oportunidade eu abracei. Ter um curso dessa qualidade conta muito para o currículo de qualquer jovem. Estou muito animado, é uma área que me identifico muito e acredito que conseguirei um ótimo trabalho”, enfatizou.
Durante a solenidade de volta às aulas, o secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, elencou as ações do executivo estadual para fortalecer a educação. “Temos um governador que valoriza de fato os estudantes, que investe na formação dos nossos profissionais, na infraestrutura física das nossas escolas, que tem levado tecnologia para toda a rede estadual e ainda instituiu o Presente Profe, que oferece bolsa auxílio para que os estudantes possam se dedicar aos estudos, sem ter que deixar de estudar para trabalhar. Agora, oficializando o Profissão Estudante, o Governo do Estado, dá mais um passo importantíssimo para que nossos jovens tenham suas vidas transformadas por meio da educação profissionalizante, abrindo portas para o mercado de trabalho e contribuindo para a formação de mão de obra qualificada para o Tocantins”, concluiu.