Buscando alinhar a proposta do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação aos anseios dos professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo uma série de plenárias para ouvir os servidores efetivos quanto à proposta do Governo. Nessa quarta-feira, 5, o encontro foi realizado no Centro de Convenções Comandante Vicentão, com a participação de mais de 200 profissionais nas escolas pertencentes à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional.
Durante o diálogo com os servidores, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, detalhou a proposta do PCCR destacando os benefícios que a reformulação do plano proporcionará.
“O nosso desejo é ouvir pessoalmente as demandas dos professores criando esse espaço de discussão. Temos um governo que vem demonstrando empenho na valorização dos educadores desde o início de sua gestão, e o novo PCCR é mais uma prova do compromisso em transformar a educação tocantinense. Vamos percorrer todas as regiões, dialogando com os servidores para que o novo plano seja justo para os trabalhadores e sustentável para o Estado”, assegurou o professor Fábio Vaz.
Para a professora de biologia, Wanderlúcia Ferreira Santos, do Colégio Padrão de Brejinho de Nazaré, as plenárias representam um importante passo para o diálogo entre o Governo e os servidores. “Sou do Concurso de 2002. Então, eu acompanhei a evolução da gestão da educação e pela primeira vez um secretário abriu esse leque para estar mais perto da gente, para dar oportunidade de fala, colher os nossos anseios. É muito válido esse momento e nós ficamos muito felizes por isso. Sobre a proposta do PCCR, para mim é a melhor que já foi apresentada, desde 2002”, avaliou.
No entendimento do historiador Diogo Mendes de Brito, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Custódio Pedreira, um dos 4 mil novos concursados da rede estadual, a proposta do PCCR e a proximidade entre a gestão estadual e os educadores demonstram o empenho do Governo em atender as reais demanda dos trabalhadores da Educação.
“Sou professor há 14 anos. Venho do estado de Goiás, onde passei pelas redes estadual, municipal, federal e esta é a primeira vez que eu vejo um secretário se dispor a conversar com os professores pessoalmente e ter a coragem de abrir o microfone. O PCCR está muito bom. Poderia melhorar, mas compreendo também a limitação do Estado e eu acho que o Fábio pode fazer isso no decorrer do caminho, é um processo de melhoria”, avaliou.
As plenárias de revisão do plano serão realizadas durante o mês de fevereiro nas 13 SREs, possibilitando a participação dos servidores efetivos de todo o território tocantinense na construção do novo PCCR da Educação. Além de Porto Nacional, o encontro foi realizado também na Regional de Paraíso.
Comissão
Para a construção do novo plano, foi instituída a comissão pelo Decreto 6.802, de 6 junho de 2024, composta por seis instituições representativas: a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado da Administração (Secad), a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Instituto de Previdência Social (Igeprev) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).