Assim como as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto), alguns componentes curriculares das unidades de ensino da Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí, estão sendo aplicados no formato digital. Os professores utilizam as ferramentas disponibilizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que são os chromebooks e o Google Workspace for Education.
Todas as unidades escolares da Regional já utilizam as ferramentas para atividades e pesquisa. Na Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, no Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia, e na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek, de Presidente Kennedy, os professores também estão aplicando avaliações por meio das ferramentas digitais. Os alunos têm participado mais favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
A superintendente da Regional de Guaraí, Priscilla Arataque, ressaltou a importância do uso dos chromebooks, bem como a aplicação dos recursos do Google Workspace for Education nas unidades. A superintendente enfatizou ainda que, na SRE, o Núcleo de Tecnologia Educacional conta com servidores aptos para auxiliar os professores quanto ao uso dessas ferramentas. “É muito importante que todas as nossas unidades passem a utilizar esses recursos, uma vez que torna o processo mais dinâmico, mais econômico e, ao mesmo tempo, mais atrativo aos estudantes”.
Ambiente virtual em sala de aula
Na Escola Estadual Irineu Albano Hendges, o professor Ailto Barros Klaus tem utilizado as tecnologias disponibilizadas pelo Governo. “Tenho quatro turmas de Ensino Médio, no período noturno. Por meio das salas no Google For Education, trabalho atividades relacionadas aos componentes da Formação Geral Básica, Itinerários Formativos, sequência didática e aplicação das avaliações bimestrais de forma virtual pelo classroom“.
Outro ponto destacado pelo professor, é que os alunos precisam absorver a cultura digital e adquirir letramento digital. “Essa cultura precisa ser ensinada e cabe a nós fazermos isso. Vamos aprendendo, recorrendo aos colegas, aos técnicos que estão nas UEs, e na Regional, que tem o NTE que dá assistência e instruções aos profissionais que se dispõem a utilizar esses recursos”.
Economia e praticidade
O técnico em Informática da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek, Ricardo Silva Carvalho, também comentou sobre a utilização dos equipamentos e ferramentas. “Além das atividades, estamos aplicando as avaliações pelo Google Formulários. Os professores gostaram, estão economizando tempo, porque a planilha com as notas dos estudantes é disponibilizada já no final da aplicação. É bem mais prático. Não adianta investir em tecnologia se a gente não utilizar”.
As estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Irineu Albano, Ludimila Ribeiro Galvão e Luiza Ribeiro de Oliveira, fizeram a avaliação bimestral de Geografia e aprovaram o método. “Foi uma experiência muito boa, achei muito legal, foi fácil de acessar e muito prático, já quero fazer outras provas neste formato”, relatou Ludimila. “Tenho a facilidade de mexer com computadores, então achei fácil, rápido e prático, levei a metade do tempo que faria se a prova fosse no papel, gostei muito”, completou Luiza.