A literatura infantil de Palmas acaba de ganhar mais uma contribuição especial. Com muitos anos de sala de aula, a professora especialista em língua portuguesa e concursada da rede municipal de ensino de Palmas Gilvânia Rosa produziu sua primeira obra literária voltada ao público infantil, unindo elementos tradicionais da literatura associada à modernidade.
O livro Hulk Dufe traz textos contemporâneos que resgatam a magia dos contos, convidando as crianças a mergulharem em um universo de fantasia e aprendizado. Para tornar a experiência ainda mais atrativa, a publicação foi ilustrada no estilo mangá, técnica de origem japonesa que conquista leitores de todas as idades e se tornou uma linguagem visual mais próxima do público jovem.
Com a combinação entre arte, fantasia e inovação, a obra de Gilvânia Rosa se soma ao acervo literário infantil das bibliotecas das unidades educacionais da Capital, com a doação de vários exemplares que já estão disponíveis para os pequenos leitores apreciarem.
Literatura fantástica
De acordo com a escritora, a obra permite que o leitor viaje na magia do Reino dos Girassóis através do olhar da princesa da Terra do Sol. As ilustrações, produzidas pelo designer gráfico Gabriel Gomes, ajudam a despertar a imaginação e as narrativas, que carregam valores culturais e universais, se tornam mais próximas. “A ideia é oferecer uma literatura acessível, com linguagem atual, mas que não deixe para trás o encanto e o mistério das histórias que marcaram gerações”, relata Gilvânia.
Para a superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Costa, a obra representa também o fortalecimento da produção literária entre educadores da rede municipal de Palmas. “Sabemos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, portanto, é uma enorme satisfação ter mais uma obra elaborada por uma das nossas educadoras sendo compartilhada com os nossos alunos”, elogiando a produção que foi inspirada por meio das experiências pedagógicas e criativas da sala de aula.