As usinas da região da Centro-Sul processaram 40,85 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na segunda quinzena de setembro, volume 5,18% maior do que no mesmo período de 2024/25. No acumulado desde o início temporada até primeiro de outubro, a moagem atingiu 490,93 milhões de toneladas, o que representa uma retração de 2,99%.
Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), 259 unidades produtoras operavam na região Centro-Sul do país ao final do mês de setembro, sendo 238 unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir do milho e onze usinas flex. No período, quatro unidades encerraram a moagem de cana.
O nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na segunda quinzena apresentou variação negativa de 1,78%, representando uma piora na qualidade. O nível alcançou 157,48 quilogramas de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, enquanto no mesmo período da safra passada atingia 160,34 quilogramas por tonelada. No acumulado da safra, o indicador marca 136,04 kg de ATR por tonelada, uma retração de 3,63% na comparação com o valor observado no mesmo período da safra 2024/25.
Produção de açúcar e etanol
A produção de açúcar totalizou 3,14 milhões de toneladas na segunda metade de setembro. No acumulado da safra, a fabricação do adoçante alcançou 33,52 milhões de toneladas, levemente superior às 33,24 milhões de toneladas da última safra.
“Pela terceira quinzena consecutiva, o mix de produção voltado para o açúcar apresentou recuo. Nos últimos quinze dias de setembro, o indicador atingiu 51,2% ante 53,5% registrado na quinzena anterior”, segundo o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues.
O mix de produção das plantas com capacidade de produzir açúcar e etanol apresentou queda de 2,5 pontos percentuais em São Paulo e chegou a 3,5 pontos percentuais nos Estados do Centro-Oeste.
Segundo rodrigues, esta tendência de retração mais intensa no Centro-Oeste reflete a menor atratividade relativa do adoçante naquela região e o maior estímulo para a produção de etanol nesses Estados.