O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), inicia a partir desta quinta-feira, 1º de maio, e segue até o dia 31, a primeira etapa da Campanha de Declaração de Informações Pecuárias obrigatória para todos os animais das propriedades rurais. A expectativa é receber a declaração das 58 mil propriedades cadastradas na Adapec com registros de animais.
“O Tocantins possui uma pecuária forte e produtores rurais comprometidos com a sanidade dos nossos rebanhos, por isso, acreditamos mais uma vez na adesão dos produtores rurais nesta primeira etapa da campanha,” destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima, acrescentando que na campanha deverão ser atualizados os dados de todas as espécies animais existentes nas propriedades, tais como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos.
Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Aqueles que deixarem de fazer a declaração pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a sua regularização.