A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na rotina do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas) é uma das prioridades do órgão. Esse tema foi pauta de uma reunião entre o presidente do instituto, Raul de Jesus Lima Neto, e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Mônica Ferreira da Costa, que também representa a Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins (Adveto).
Durante o encontro, Raul Neto comprometeu-se a implementar melhorias no atendimento, abrangendo tanto servidores quanto usuários, com foco em diversas necessidades. “Vamos trabalhar para atender e incluir nossos usuários e colaboradores, respeitando suas particularidades. Essa é uma obrigação do poder público e um compromisso desta gestão”, afirmou o presidente.
Mônica Ferreira destacou que, atualmente, Palmas possui cerca de 20 mil pessoas com deficiência. “Precisamos dar visibilidade a esse público. Considerando os familiares que cuidam dessas pessoas, esse número pode chegar a 60 mil”, explicou.
Raul Neto também mencionou planos para oferecer capacitações aos servidores do Previpalmas, com foco em atendimento inclusivo, contemplando pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, entre outros públicos. “Queremos promover um serviço mais acessível e humano para todos”, concluiu.
Texto: Georgethe Pinheiro/Secom Palmas