Na próxima quinta-feira, 25, data que celebra o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento, o Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, vai lançar a Semana Estadual de Prevenção a Afogamentos. A realização tem foco nos banhistas em geral e vai entrar no Calendário Anual da corporação como mais uma das várias ferramentas voltadas à prevenção àqueles que frequentam os rios, praias e as chamadas áreas balneares tocantinenses.
A primeira parte da solenidade será às 7h, na Academia de Formação de Bombeiros Militar (AFBM), antigo QCG, na Quadra 403 Sul. Em seguida, às 8h30, na Praia da Graciosa, será o simulado da atuação de bombeiros militares resgatando uma vítima em situação de afogamento.
A iniciativa da criação do evento é do governador Wanderlei Barbosa, que estabelece a última semana de junho para a Semana Estadual de Prevenção a Afogamentos. O Decreto Lei com as demais informações foi publicado dia 09 de julho, e, nele, o Governo do Tocantins afirma que a realização “tem por objetivo estabelecer ações de prevenção visando difundir e compartilhar informações e conhecimento a respeito da segurança dos banhistas e praticantes de atividades aquáticas nas piscinas, rios, represas, lagos e outros espelhos d’água, bem como em estabelecimentos com piscinas, tanques aquáticos e similares”.
A partir de então, sob a coordenação do CBMTO, as ações serão planejadas e executadas com rica programação contendo Orientação e Prevenção de Segurança Aquática. A corporação vai divulgar, através de palestras, campanhas e panfletos, mídias sociais e imprensa, entre outros meios, práticas e comportamentos preventivos referentes ao ambiente aquático para diminuir os afogamentos.
Parte do que estabelece o Decreto é, na verdade, um reforço daquilo que o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já executa, como as ações de educação realizadas por meio do Projeto Bombeiro Mirim e Projeto Botinho, que alcançam centenas de crianças com idade entre 08 a 14 anos, anualmente. Contudo, as comemorações da Semana Estadual de Prevenção ao Afogamento vai contemplar também a parte relacionada à conscientização sobre os potenciais riscos e perigos em diferentes ambientes aquáticos, vai mobilizar e engajar multiplicadores que possam difundir o uso de práticas seguras em ambientes aquáticos e ainda propor e implementar programas de aprendizagem de natação e de prevenção aquática, principalmente para crianças e jovens.
O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, afirma que a Semana de Prevenção é uma ferramenta a mais nas ações da corporação, sobretudo no período de férias, com dezenas de cidades realizando as programações nas praias em todas as regiões do Tocantins. “Nós já iniciamos um vasto trabalho com a temporada de praia deste ano, com nossos bombeiros militares e guarda-vidas civis atuando no estado. Vejo a Semana de Prevenção como de suma importância para trabalhar a parte de prevenção, trazer a sociedade para discutir melhorias no setor”, destacou o coronel.
Comentários sobre este post