O empresário Marcos Livi revelou, em entrevista à CNN Brasil, que seus estabelecimentos sofreram um prejuízo estimado em R$500 mil devido ao apagão que atingiu São Paulo após as fortes chuvas da última sexta-feira (11). A falta de energia elétrica causou perdas significativas, principalmente em itens perecíveis e refrigerados.
Livi detalhou as dificuldades enfrentadas: “Nós perdemos, com certeza, toda a parte de insumos perecíveis, então peixes, carnes, aves, toda a bebida refrigerada e armazenada, todos os insumos que você tem uma questão sanitária que estavam em degelo, eu não pude usar as câmaras frias de congelamento”.
Falta de comunicação e suporte
O empresário também destacou a falta de comunicação por parte da Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região. “O contato com a Enel, ele não existe, né? É a cidade de São Paulo inteira pedindo informações, eles não te dão retorno. Você pergunta qual o horário de retorno da energia, eles não conseguem ter nenhum tipo de precisão sobre isso”, afirmou.
Além das perdas materiais imediatas, Livi ressaltou um prejuízo de longo prazo: a perda de confiança dos clientes. “Tem um prejuízo que acontece ao longo do tempo, que é o teu cliente que perde, melhor, ele perde a relação de confiança com o estabelecimento”, explicou.
Problema recorrente
O empresário apontou que os problemas com o fornecimento de energia não são novos. “Desde novembro do ano passado, cada vez que surge uma chuva em São Paulo ou um pequeno vento, você já tem quedas em alguma das unidades e em alguns dos bairros”, relatou.
Livi concluiu expressando sua frustração com a situação: “Hoje, tudo indo para o lixo, alimento indo para o lixo, pessoas passam fome e na cidade de São Paulo, não tem nenhum tipo de comprometimento. Isso não é de agora, isso vem desde a pandemia. Triste esse momento da cidade de São Paulo”.