A Prefeitura de São Paulo cercou com grades um espaço na Rua dos Protestantes, na região central da cidade, onde se concentra um grande número de usuários de drogas, especialmente na Cracolândia.
A justificativa oficial é que a medida visa melhorar as condições de trabalho e garantir a segurança dos agentes públicos que atuam no local.
Conforme divulgado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, o objetivo declarado é facilitar o trabalho dos agentes de saúde e assistência social, proporcionar maior segurança para esses profissionais e melhorar o trânsito dos veículos das equipes.
A prefeitura afirma que a instalação das grades é parte de um esforço contínuo para sensibilizar usuários de álcool e outras drogas, incentivando-os a aceitar tratamento e acolhimento
Ao todo, 30 grades metálicas, de 2 metros cada, foram instaladas no local.
A PM presta apoio à situação. Policiais afirmaram para a CNN que a estratégia de segurança no local segue quatro pilares: preservar a paz evitando o reagrupamento de usuários, reduzir roubos e furtos, integrar câmeras para localizar criminosos e apoiar o município nas ações de zeladoria.
Monitoramento e ações na região
Dados do painel de monitoramento das cenas de uso de drogas na região da Luz, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), que abrange a área da Cracolândia, o fluxo de pessoas nos últimos meses na região da manhã e tarde, gira em torno de 290 e 380 pessoas, respectivamente.
Na última semana, a polícia civil realizou uma ação contra uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em hotéis na região da chamada Cracolândia. Ao menos 12 pessoas foram presas.
Comentários sobre este post