A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou uma parceria com o Instituto Sociocultural Muladeiros para o manejo de animais de produção encontrados nas vias públicas de Paraíso.
Para resolver o problema, já foram fechadas parcerias com a Polícia Militar e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Tocantins (Adapec).
A captura e o manejo dos animais ficarão a cargo dos Muladeiros.
“Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para ajudar a resolver essa questão que afeta tanto os cidadãos quanto os próprios animais. É um passo importante para a proteção do meio ambiente e da vida urbana”, comentou Marcão, representante dos Muladeiros.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Paraíso, Wagner Medeiros, a expectativa é de que as parcerias, já realizadas e as que estão por vir, tragam resultados positivos para a comunidade e para a fauna local.
“Essa parceria só vem reforçar o comprometimento que a gestão Celso Morais e Ubiratan Carvalho tem demonstrado nas questões ambientais. Nosso objetivo é garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos”.
Desde o início de janeiro, está sendo realizado um trabalho de conscientização sobre a necessidade de manter esses animais em local apropriado, sob pena de notificação, multa e apreensão do animal.
Os animais criados soltos em vias urbanas, além de estarem sujeitos a situações de maus-tratos e abandono, também representam um risco real de acidentes de trânsito.