Com a chegada das chuvas, a Prefeitura Municipal de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta a população para reforçar os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Nesse sentido, a Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações de combate ao mosquito.
Esta semana, os agentes de endemias estão realizando um mutirão de inspeção em diversos setores da cidade, visitando as residências, orientando moradores, eliminando e coletando amostras de larvas para identificação do vetor.
Foram instaladas 111 armadilhas (ovitrampas), nos setores Pouso Alegre, Vila Regina, Santa Clara, Nova Fronteira, Paraíso dos Ipês e Centro.
A Diretora de Vigilância em Saúde, Nilsimone Oliveira, explica que as armadilhas são utilizadas para captura e contagem de ovos e com isso possibilita a localização da presença do mosquito e a identificação da contaminação dos mesmos com o vírus das Arboviroses.
“Essas estratégias nos auxiliam na identificação das áreas de maior infestação e subsidiam a tomada de decisão para as ações necessárias na região. Nesse sentido, pedimos a união de esforços da população junto ao poder público para vencermos essa batalha”.
Cuidados
O combate à Dengue, Zika e Chikungunya é uma tarefa coletiva e todos devem assumir sua parte nesse trabalho, eliminando recipientes que acumulam água, limpando quintais e não descartando lixos em terrenos baldios, limpando calhas, armazenando pneus ou outros materiais em local coberto.
Também é importante manter lixeiras bem tampadas, os ralos limpos e com aplicação de tela. O uso de repelentes e telas em janelas pode ser uma prática de segurança.
É fundamental ficar atento, e diante de sintomas como febre alta, vômito, dor de cabeça intensa, dor nas articulações, entre outros, procurar imediatamente atendimento médico.