A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), zerou a demanda reprimida dos pacientes que aguardavam pela realização do exame de imagem de densitometria óssea. Somente em junho, 647 vagas extras foram ofertadas na rede municipal, não restando, na data de hoje, nenhuma nova solicitação a ser atendida.
Este resultado foi alcançado graças aos contínuos investimentos na melhoria dos serviços de saúde de Palmas, incluindo a ampliação da oferta por exames especializados.
Os exames são realizados na rede credenciada na qual a Semus possui prestadores de serviço para este fim, sendo o Hospital Oswaldo Cruz, o AKC Diagnósticos e o Ita Imagem. “Estamos trabalhando incansavelmente no aprimoramento dos serviços de saúde. Vamos avançar cada dia mais e auxiliar nossos pacientes a terem o melhor tratamento possível”, enfatizou a secretária da Semus, Anna Crystina Mota, ao acrescentar que a complementação dos exames é integralmente feita com recursos do tesouro municipal, uma vez que a saúde é uma prioridade da gestão.
A eliminação da fila de espera para a densitometria óssea é apenas uma das várias metas atingidas pela Semus nos últimos meses, como a ampliação da oferta de mais exames especializados, a exemplo da colonoscopia e endoscopia.
Mutirão
Em outra frente, a Semus está realizando um grande mutirão de exames neste ano por meio de um credenciamento para viabilizar 27 mil procedimentos custeados pelo Município. A listagem contempla os seguintes exames especializados: ressonância magnética; tomografia computadorizada; ultrassonografia com doppler colorido de vasos; ultrassonografia com doppler colorido de vasos membros superiores e inferiores; densitometria óssea duo-energética de coluna (vértebras lombares); colonoscopia; retossigmoidoscopia; esofagogastroduodenoscopia; monitoramento pelo Sistema Holter 24 horas (3 canais); monitorização ambulatorial de pressão arterial; ecocardiografia transtorácica, teste de esforço e teste ergométrico.
Comentários sobre este post