A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, em conjunto com estudantes de Psicologia da UniCatólica, realizou na tarde desta sexta-feira,24, uma roda de conversa e escuta com pessoas em situação de rua e um lanche especial em área comercial da Avenida JK. O trabalho que é realizado rotineiramente pela equipe do Serviço de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo a coordenadora responsável pela implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Joanete Barbosa dos Santos, a iniciativa propõe uma escuta empática sobre a relação deles com os pets. “Aqui ouvimos a história de vida deles e em especial a relação de afeto com os pets”, disse a coordenadora.
A estudante do 5º período de Psicologia, Paula Moura, destacou que a ação propõe um estudo sobre o vínculo emocional das pessoas em situação de rua com o animal de estimação. “Para esse público, muitas vezes, o pet é a única companhia”, explicou a estudante. Durante a abordagem foram entregues kits de higiene e ração para os animais.
Intersetorial
A Política de Atendimento à População em Situação de Rua é intersetorial, sendo um trabalho que envolve a articulação de diferentes atores sociais e setores, como exemplos: saúde, habitação, segurança pública e educação, para que seja possível atender às diversas necessidades desse público.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos







