O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou nesta segunda-feira, 19, a Carta de Intenção da Bolsa Residência, em parceria com Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O ato propõe implantar, no segundo semestre deste ano, o Programa de Inovação e Desenvolvimento Profissional em Residência Jurídica, Gestão Pública e Multidisciplinar, nos termos da Lei Municipal nº 2.986/2023 e suas alterações. A assinatura ocorreu durante a solenidade de formatura dos Guardas Metropolitanos de Palmas.
“Com este ato estamos incentivando os novos profissionais a ampliar seus conhecimentos e com isso ganha a administração pública com a melhoria da prestação do serviço e assim também ganha o cidadão palmense”, ressaltou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Segundo explicou o secretário de Administração e Modernização, Cleison Nunes, a finalidade é proporcionar a jovens egressos do ensino superior a oportunidade de vivenciar, de forma supervisionada, a prática profissional em áreas estratégicas da gestão municipal. “Essa é uma estratégia inovadora de desenvolvimento institucional e humano, voltada à modernização da gestão pública. Nosso objetivo é assegurar a formação continuada e o fortalecimento da capacidade técnica da administração e a formação de uma nova geração de profissionais públicos, comprometidos com os princípios da eficiência, legalidade, ética e inovação”, disse.
A execução do Programa será estruturada em etapas, assegurando a seleção, formação, acompanhamento e avaliação dos residentes. A previsão da divulgação do edital de seleção é para o mês de junho, através da Prefeitura e do IFTO. Os interessados ingressarão por meio de processo seletivo público simplificado.
Duração
O Programa terá duração de até 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A jornada semanal do residente será de 40 horas, distribuídas da seguinte forma: 30 horas semanais de atividades práticas supervisionadas nos órgãos da administração municipal; dez horas semanais dedicadas ao curso de pós-graduação lato sensu, ofertado como parte do Programa. Já os cursos de especialização vinculados ao programa terão carga horária mínima de 360 horas e duração estimada de 12 meses, com aulas ofertadas de forma presencial, híbrida ou a distância.
Bolsa
Os residentes receberão bolsa mensal de R$ 2.500,00 durante todo o período de duração do programa, conforme disponibilidade orçamentária da administração municipal. Para Residência Jurídica serão ofertadas 25 vagas, 135 vagas para Residência em Gestão Pública e 140 vagas para Residência Multidisciplinar.
Poderão participar profissionais graduados há, no máximo, cinco anos em cursos superiores nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Serviço Social