A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), participou do 4º Encontro Amazônico Iclei Brasil em Macapá (AP). O evento aconteceu se iniciou na última segunda-feira, 6, e se encerrou na quarta-feira, 8. Na oportunidade, o presidente da pasta, Isac Braz da Cunha, apresentou o Programa de Transformação Ambiental de Palmas, o Programa Clima 360º, que propõe medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na Capital.
O objetivo geral do programa é transformar Palmas em uma referência nacional em resiliência climática e sustentabilidade urbana. Isso por meio da integração de ações de conservação ambiental, infraestrutura verde, educação climática, economia circular e inclusão social. “O encontro no Amapá reuniu as prefeituras da Amazônia Legal. Foi uma ótima oportunidade de mostrar nossos estudos e soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em Palmas, além de fomentar a nossa participação na COP 30 no próximo mês em Belém”, disse o presidente da FMA, Isac Braz da Cunha.
Encontro Iclei
Nesta edição, o encontro trouxe o tema ‘Conectando Cidades e Estados Rumo à COP 30’. Assim como os demais encontros Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, o objetivo foi reunir os governos locais da rede para promover diálogos multisetoriais, implementando as agendas globais de clima. Os encontros da Região Amazônica acontecem desde 2022. O primeiro foi realizado em Barcarena (PA), o segundo em Porto Velho (RO) no ano de 2023 e o terceiro, em 2024, em Boa Vista (RR).
_
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos