O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, se reuniu nesta quarta-feira, 6, com uma das maiores autoridades mundiais em obras subterrâneas, o engenheiro civil Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente da Associação Internacional de Túneis e referência internacional no setor. Mestre e doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), Celestino apresentou estudos e ideias para viabilizar soluções inovadoras de mobilidade na Capital.
O encontro teve como foco o projeto do Corredor de Transporte Coletivo de Palmas, uma das principais iniciativas estruturantes do município, e abordou estratégias para eliminar gargalos viários, especialmente nas rotatórias que concentram o tráfego na região central.
Durante a conversa, Celestino apresentou a proposta de um túnel subterrâneo na Praça dos Girassóis, considerado um projeto inovador que poderá transformar a paisagem urbana e evitar futuros congestionamentos com o crescimento populacional e da frota de veículos. “Felizmente a tecnologia de túneis evoluiu bastante. É um projeto inovador, que muda a realidade e a paisagem da Capital. Palmas está pensando a cidade na hora certa, antes que os problemas cheguem”, destacou o especialista.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), Paulo Cezar Monteiro; o engenheiro civil Jocélio Mendonça; o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Gaspar Cristino; e o secretário-executivo da pasta, Lúcio Cavalcante.
Projeto ousado
Eduardo ressaltou que contar com um profissional do porte de Tarcísio é um passo importante para o futuro da cidade. “Quando meu pai pensou Palmas, ele vislumbrou o futuro. Agora, estamos pensando em projetos que também olham para frente, para uma cidade mais moderna e acessível. A ideia de integrar soluções subterrâneas é ousada, mas possível”, afirmou.
O prefeito relembrou ainda a trajetória da Capital, marcada por grandes desafios e conquistas. “Palmas sempre foi chamada de ‘a cidade do impossível’. Mas aprendemos que, com planejamento e coragem, aquilo que parecia inviável pode se tornar realidade. Estamos aqui para avaliar a viabilidade de dois túneis que desafogariam o trânsito na área central. Hoje, pode parecer um sonho, mas é um sonho possível”, pontuou.
Tarcísio Celestino reforçou a importância de planejar antes que os problemas se tornem críticos. “É muito raro ver uma cidade no Brasil discutindo soluções estruturantes no momento certo, antes do colapso. Palmas está no caminho certo e eu não tenho dúvida de que, com pessoas empreendedoras, esse sonho será realidade”, concluiu.
Texto: João Lino Cavalcante