A Prefeitura de Palmas anunciou a criação de quatro subprefeituras, distribuídas estrategicamente em diferentes regiões da capital. Vinculadas à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, as novas estruturas têm o objetivo de melhorar a manutenção, limpeza e segurança nos grandes bairros da cidade.
As subprefeituras contemplam as seguintes regiões:
- Região Aureny e Taquaralto
- Região Taquari
- Região Taquaruçu e Buritirana
- Plano Diretor Norte
Cada subprefeitura contará com um subprefeito, além de uma diretoria de zeladoria e manutenção, uma gerência de parques e jardins e outros de serviços públicos. No entanto, a Prefeitura ainda não anunciou os nomes que liderarão essas unidades nem os locais onde serão instaladas.
O decreto que oficializou a criação das subprefeituras foi publicado no Diário Oficial de Palmas no dia 6 de janeiro. A iniciativa, segundo o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), tem como objetivo garantir que as necessidades mais próximas dos bairros atendidos sejam de forma eficiente.
Estrutura e proposta das subprefeituras
Ainda durante a campanha eleitoral, Eduardo Siqueira Campos detalhou que as subprefeituras incluem serviços essenciais, como unidades da Guarda Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de equipamentos de manutenção e infraestrutura. A ideia é que a gestão dessas estruturas seja colaborativa, envolvendo líderes comunitários e técnicos municipais.
De acordo com o Diário Oficial, as principais responsabilidades dos subprefeitos serão:
- Representar a Prefeitura na região, respeitando as diretrizes e legislações municipais;
- Coordenar e supervisionar atividades e programas da subprefeitura;
- Fiscalizar o cumprimento de leis, portarias e regulamentos locais;
- Definir prioridades e metas para a atuação da subprefeitura.