Os preços dos ovos voltaram a cair em setembro, para os menores patamares desde janeiro em diversas praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta quinta-feira (25/9), na região produtora de Bastos (SP), a caixa com 30 dúzias de ovos brancos estava cotada a R$ 138,60, uma queda diária de 0,49%.
Segundo o Cepea, as vendas de ovos estiveram mais lentas a partir da segunda quinzena deste mês, aumentando os estoques nas granjas. Pesquisadores ressaltam que esse desempenho acende um alerta para o setor, já que as cotações vêm recuando no mercado doméstico desde abril, com exceção de agosto (com o fim das férias escolares, a demanda se aqueceu e elevou os preços).
O movimento repete, em parte, o observado no ano passado, quando os valores caíram por seis meses consecutivos, de abril a setembro, pressionados pela maior oferta interna. Neste ano, no entanto, as exportações contribuíram para reduzir a intensidade das quedas em relação ao mesmo período de 2024.