Os preços dos feijões-carioca e preto estão em alta generalizada, conforme apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na sexta-feira (19/9), o grão carioca de melhor qualidade estava cotado a R$ 254,04 no noroeste de Minas Gerais, uma alta diária de 1,01%. Já o preto apresentava o valor de R$ 134,35 a saca no sul do Paraná, aumento de 1,37% em relação ao dia anterior.
Segundo o Cepea, para o grão carioca de melhor qualidade, o impulso vem da procura aquecida e também da posição firme de produtores, que buscam negociar novos lotes a valores maiores. Além disso, a oferta de grãos com padrão superior está menor.
No caso do feijão-preto, o mercado foi sustentado pela necessidade de demandantes de repor estoques em meio ao período de entressafra. Apesar da reação, os valores do grão seguem próximos ou ligeiramente abaixo das médias do Cepea, coletadas desde setembro de 2024.
No campo, a colheita da terceira safra 2024/25 segue na reta final, e produtores já estão semeando o primeiro ciclo de 2025/26.