Os preços do material escolar estão altos em 2026, com reajustes médios entre 4% e 6% (ou mais, dependendo da região), acima da inflação, impactados pelo custo de matérias-primas ligadas ao dólar, custos de produção e juros, gerando altas significativas em itens como lápis de cor, cadernos e papel, exigindo que pais pesquisem muito para economizar.
Comerciantes explicam que fatores como juros, custos de reposição e negociações com fornecedores influenciam os preços. Diante do cenário, consumidores buscam alternativas para economizar, como reaproveitar materiais do ano anterior, comparar marcas e dividir as compras ao longo do mês.
Em algumas capitais, a variação de preço de um produto chega a 280%, como é o caso de uma determinada caneta em São Paulo.
A questão não abrange apenas itens como cadernos, lápis, canetas e etc… mas, a uniformes especialmente em colégios particulares como no caso de Palmas cujos jalecos, por exemplo, beiram a casa dos trezentos reais em uma instituição.
“Sem falarmos dos preços das mensalidades que custam um absurdo” disse um pai ao PORTAL LJ.
Para quem tem mais de um filho o momento é crítico, pois, começo de ano existem outras obrigações como IPVA, IPTU e outras.
“Educar filhos com mais qualidade é tarefa difícil no Brasil; ao invés de tantas “Bolsas” que o governo oferece fazendo com que muita gente não queira mais trabalhar, esse dinheiro deveria ser disponibilizado para investimentos em uma educação de um nível maior” afirmou uma mãe.
CRÌTICAS
Como se não bastasse, as críticas vão além, quer dizer, muitos pais entendem que alguns componentes soam de forma estranha… Uma senhora abordou a reportagem para demonstrar tal sentimento, não entendendo a causa da exigência de “tinta guache” para seu filho que cursa o ensino médio; a sua percepção é que o item está mais para ensino fundamental.
PESQUISA
É a recomendação feita a todos para diminuir os custos.
“Temos que bater pé, deixar a preguiça de lado” foi a receita de um grupo de senhoras na saída de um importante colégio da capital tocantinense.
PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348







