Pressionadas pela demanda ainda enfraquecida, as cotações da tilápia tiveram novas quedas em julho, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse movimento continua no início de agosto. Na última semana, segundo o Cepea, o peixe foi cotado a R$ 8,48 o quilo no norte do Paraná, uma queda de 0,32 em relação ao período anterior. Já na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os preços registrados foram de R$ 7,92 o quilo, recuo semanal de 0,04%.
Segundo o Cepea, além da típica redução do consumo de pescado durante o inverno, indústrias estão com estoques elevados, o que reforçou a baixa procura e o ritmo lento de negócios. Há também insegurança por parte de agentes em relação à importação de tilápia do Vietnã e o quanto isso pode prejudicar o mercado interno.
Quanto às exportações brasileiras, após três meses de queda, os embarques cresceram em julho, embora o volume ainda tenha ficado abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Apesar de a porcentagem de tilápia embarcada pelo Brasil ser pequena, pesquisadores do Cepea explicam que o aumento pode refletir a tentativa de indústrias venderem o produto antes das taxações impostas pelos Estados Unidos, já que o país é o principal comprador da tilápia exportada.