O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) subiu 3,3% de agosto para setembro, em termos nominais. Esse aumento é reflexo das altas observadas em todos os grupos de produtos, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.
Houve aumento de 3,2% para Grãos; de 4,6% para Pecuária; de 4,2% para Hortifrutícolas; e de 0,7% para Cana e Café. No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 0,2%, indicando que, de agosto para setembro, os preços agropecuários continuaram subindo em relação aos produtos industriais da economia brasileira.
No cenário internacional, o índice de preços internacionais dos alimentos, calculado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), teve leve alta de 0,7% (com valores convertidos para reais), acompanhando uma valorização moderada da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Banco Central. Assim, os preços internacionais dos alimentos mostraram um comportamento mais estável.
No acumulado de 2024, contudo, o IPPA/Cepea registra queda de 4,5%, influenciado sobretudo pela retração significativa – de quase 10% – de Grãos e também pela baixa de 5,4% de Pecuária.
Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais acumula queda de 2,3% neste ano, enquanto os preços internacionais dos produtos recuaram 0,1%.