As cotações do trigo seguem caindo nas regiões produtoras brasileiras, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Nesta segunda-feira (19/5), o indicador Cepea/Esalq registrou, no Rio Grande do Sul o preço médio de R$ 1.384,27 a tonelada para o trigo brando, uma queda de 5,91% desde o início de maio. No Paraná, a cotação do trigo pão ou melhorador estava em R$ 1.537,89, recuo de 2,17% no acumulado do mês.
Segundo o Cepea, a pressão vem do avanço da semeadura no Brasil, com dados indicando safra maior e produtividade mais elevada, além das boas condições das lavouras até o momento. Moageiras que estão ativas no mercado buscam negociar a valores menores, encontrando vendedores com certa necessidade de vendas imediatas e, portanto, mais flexíveis.
Quanto aos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de trigo deve somar 8,255 milhões de toneladas na safra 2025/26, aumento de 4,6% sobre o volume da temporada anterior, refletindo a elevação estimada na produtividade, de 18,6%.