Os preços do milho registraram altas mais expressivas na semana passada na maior parte das regiões produtoras, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Na sexta-feira (21/2), o indicador do Cepea, baseado na região de Campinas (SP), apresentou a cotação média de R$ 84,19 a saca de 60 quilos, uma alta de 12,27% desde o início de fevereiro.
Pesquisadores do Cepea indicam que o impulso vem da menor disponibilidade do cereal no spot nacional e do maior interesse de compradores. Os vendedores estão atentos às recentes valorizações e à demanda aquecida e, com isso, se retraem do mercado, à espera de novas altas.
Já consumidores têm tido dificuldades para recompor seus estoques e vêm se esbarrando nos preços elevados no atual período. No campo, a colheita da safra verão tem avançado, com as atividades favorecidas pelo clima seco e quente nas regiões produtoras.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do dia 16 de fevereiro, 21,1% da área de safra verão já foi colhida, progresso semanal de 7,8 pontos percentuais e próximo dos 21,4% registrados em 2023.