Os preços do milho vêm caindo neste início de abril na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Na sexta-feira (4/4), o indicador do Cepea, baseado em Campinas (SP), registrou a cotação de R$ 84,63 a saca de 60 quilos, queda de 3,51% na primeira semana de abril.
A pressão vem sobretudo da demanda enfraquecida. Consumidores, abastecidos e atentos à colheita da primeira safra, se afastaram das aquisições, à espera de novas baixas. Já vendedores estão mais ativos no mercado spot nacional, tentando negociar novos lotes, temendo que o ritmo das quedas nos preços se intensifique. Outros, contudo, continuam limitando o volume ofertado, de olho no desenvolvimento da segunda safra.
Ainda conforme pesquisadores do Cepea, nos últimos dias, o retorno das chuvas em partes das regiões produtoras melhorou a expectativa sobre o desenvolvimento e a produção da segunda safra. Além disso, as dificuldades logísticas diminuíram, tendo em vista a maior oferta de caminhões.