Mesmo diante da crescente disparidade entre os valores ofertados por compradores e pedidos por vendedores, os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul seguem enfraquecidos, conforme apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Desde o início deste ano, as cotações médias já caíram 24,4%, operando nos patamares nominais de julho de 2022. Pesquisadores do Cepea explicam que esse cenário deve limitar e/ou prejudicar a rentabilidade de produtores, influenciando a decisão quanto ao cultivo da nova temporada, no segundo semestre de 2025.
Nesta terça-feira (13/5), o indicador Cepea/Irga-RS registrou a cotação de R$ 74,78 a saca de 50 quilos, uma queda de 1,50% desde o início de maio.
Enquanto isso, as importações recuam (o volume de abril ficou abaixo de 100 mil toneladas pela primeira vez neste ano), e as exportações ainda estão lentas. Segundo o Cepea, vendas externas aquecidas neste momento poderiam reduzir o excedente interno e dar sustentação aos preços.