Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, que exige adaptações contínuas, a permanência e a busca por emprego podem ser ainda mais desafiadoras para pessoas acima de 50 anos. No entanto, colaboradores seniores destacam que a idade também traz vantagens importantes, como a experiência. O papel das empresas também é fundamental na inclusão desse público, criando ambientes saudáveis e acolhedores, que aproveitem o conhecimento desses profissionais e promovam uma cultura de respeito à diversidade.
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro semestre de 2024, o mercado de trabalho para pessoas acima de 50 anos continua crescendo. A participação das pessoas entre 50 e 59 anos na força de trabalho tem sido sólida, com uma taxa de aproximadamente 70,9%. No entanto, para quem tem 60 anos ou mais, a participação no mercado de trabalho ainda se mantém em torno de 24%, refletindo um retorno aos níveis pré-pandemia.
Maria da Paz Alves de Sousa Carvalho, 52, é supervisora de unidade do Sabin Diagnóstico e Saúde, no Tocantins, onde está desde 2003, quando era outro laboratório que foi adquirido pela empresa. “Iniciei na área técnica com preparação dos exames e depois assumi o atendimento e a coleta de uma unidade. Após a transição para o Sabin, fui promovida a supervisora, atuando na Unidade Cardiocenter e, atualmente, na Unidade AKC, em Palmas”.
Maria destaca que, ao longo dos anos, o ambiente de trabalho refletiu algumas mudanças, especialmente no relacionamento com as pessoas. “A nova geração busca resultados imediatos. Alinhar processos e engajar a equipe é um desafio constante e impacta diretamente em nosso trabalho”, aponta. Já profissionais mais experientes, pela habilidade de tomar decisões embasadas e resolver problemas complexos, têm muito a contribuir para as novas gerações. “Sinto-me respeitada pelos colegas e pela gestão, não pela minha idade, mas pela profissional que me tornei”, afirma.
Inclusão
No Grupo Sabin, colaboradores com 50 anos ou mais representavam 9,3% do quadro de funcionários até 2023, mais que os 8,8% de 2022. Vale destacar que os cargos estratégicos são, em sua maioria, ocupados por seniores. Conforme o último relatório de sustentabilidade, 77,8% dos heads, diretores e presidente têm 50 anos ou mais, assim como 60% dos membros do Conselho de Administração, 33,3% dos gerentes e gestores, e 10,4% dos técnicos.
Marly Vidal, diretora administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, ressalta que o compromisso com a inclusão e valorização dos colaboradores seniores é refletido nos resultados da empresa. “No Sabin, a diversidade etária impulsiona a inovação e a excelência, contribuindo para um crescimento sustentável e fortalecimento do nosso legado na construção de um futuro melhor para todos”, completa.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 354 unidades distribuídas de norte a sul do país.