Um edital foi lançado para ampliar a faixa de areia da Praia Central de Balneário Piçarras, no litoral de Santa Catarina. O projeto prevê o engordamento de um trecho aproximado de 2 km e deve custar R$ 38,2 milhões.
Este é a quarta vez em dois anos que o edital é lançado. Anteriormente, os editais não foram concluídos por falta de propostas ou de empresas habilitadas.
A prefeitura de Balneário Piçarras informou que devem ser depositados 379.166,76m³ de areia na orla, entre os espigões da Avenida Getúlio Vargas e da barra do Rio Piçarras.
Outros três alargamentos já foram feitos na orla, realizados nos anos de 1998, 2008 e 2012.
A ideia de ampliar a área disponível para os frequentadores da praia é oferecer uma experiência “mais atrativa aos visitantes, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades de emprego e renda. Além disso, ampliando a faixa de areia disponível cria uma espécie de “barreira” contra o avanço do mar e a erosão – como nos casos das ressacas”, disse a prefeitura.
Conforme o município, os recursos serão provenientes do Fumpra (Fundo de Manutenção da Praia). A contratação será realizada na modalidade de concorrência, com o menor preço como critério de julgamento.
A cidade de Balneário Camboriú, também em Santa Catarina, foi uma das mais famosas a triplicar a faixa de areia da praia central.
Com o avanço da urbanização e das mudanças climáticas, especialistas advertem que a erosão costeira será cada vez mais comum.