Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Os tocantinenses seguem fazendo uma campanha impressionante nas Paralimpíadas Escolares 2025. No segundo dia do evento, que acontece em São Paulo, os estudantes do Tocantins já contabilizam 39 medalhas e ainda quebraram três recordes nacionais. Neste ano, mais de 2 mil atletas de todo o país participam da competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que busca promover o paradesporto escolar e revelar novos talentos paralímpicos.
A delegação do Tocantins conta com 84 integrantes entre atletas e equipe técnica e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na primeira fase, que iniciou na quarta-feira, 18, e segue até 21 de novembro, 22 estudantes tocantinenses competem nas provas de atletismo. Já na segunda fase, de 26 a 28 do mesmo mês, será a vez dos paratletas do Estado entrarem nas disputas das modalidades de natação, tênis de mesa, bocha e parabadminton.
Recordes
Na quinta-feira, segundo dia de competições do primeiro bloco, os tocantinenses conquistaram mais 17 medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Os paratletas do Tocantins foram além e quebraram três recordes nacionais. Diego Ribeiro Costa, estudante do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis, é o novo recordista na prova dos 400m (T44 – Sub18), com o tempo de 00:57.37.
No arremesso de peso, foram dois recordes. Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, tornou-se o novo recordista nacional na categoria F35 – Sub14, com a marca de 6,64m. João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha, de Miracema, fez a melhor marca do Brasil na categoria F14 – Sub18: 8.19m. O paratleta compete desde 2022 e, nesse período, já conquistou mais de 50 medalhas em etapas estaduais, regionais e nacionais. No ano passado, ele também registrou o melhor tempo do país na prova dos 100m (F14 – Sub18), com 12,5 segundos.
“Estou um pouco triste de não poder mais competir aqui. Mas também estou orgulhoso de tudo que vivi e aprendi nesses anos de Paralimpíadas. O esporte mudou a minha vida. Antes eu me sentia excluído e hoje passei a inspirar pessoas como eu, mostrando que a deficiência é apenas uma forma diferente de ser e que não vai impedir ninguém de seguir seus sonhos”, contou João Pedro.
Despedida dos veteranos
Em três anos competindo, a primeira medalha de Brenno Campelo Glória, estudante da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema, veio no salto em distância (T20 – Sub16). Para ele, a prata teve peso de ouro. “Estou muito feliz em fechar essa etapa do escolar com a sensação de dever cumprido. Sempre acreditei que a medalha chegaria. Nunca desisti e sempre dei o meu melhor nos treinos e nas competições. Ainda tenho outra prova e estou confiante de que vou terminar minha participação aqui com mais uma medalha”, revelou.
O técnico Rodrigo Almeida não conteve as lágrimas durante a premiação. “É muito emocionante ver o resultado de tantos anos de dedicação se concretizar. Essa é uma missão de vida da qual me orgulho muito e na qual busco sempre dar o meu melhor. A medalha do Brenno é a coroação do esforço e da persistência dele”, enfatizou.
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro, estudante do COC Palmas, está se despedindo da competição e também subiu ao pódio pela primeira vez. O paratleta leva para o Tocantins a medalha de prata no arremesso de peso (T21 – Sub14) e a de bronze no salto em distância (T21 – Sub14). “É muita felicidade para nossa família ver ele recebendo essas medalhas. Estamos muito felizes, e ele também, por ter enfim conseguido essas sonhadas conquistas”, relatou a mãe, Lucrecia Carvalho, que acompanha o filho nas Paralimpíadas desde 2023.
Confira o quadro de medalhas do 2º dia
Ouro e recorde – 400m – Diego Ribeiro Costa – T44 – Sub18
Ouro e recorde – Arremesso de Peso – João Pedro Gomes Cavalcante – F13- sub 16
Ouro e recorde – Arremesso de Peso – Edivan Sousa Pinheiro – F35 – Sub14
Prata – Arremesso de Peso – Yasmim Lopes Reis
Prata – Lançamento de Disco – Evelyn de Sousa Alves – Sub16
Prata – Arremesso de Peso – Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro – F21 – Sub14
Prata – Salto em Distância – Brenno Campelo Glória – T20 – Sub16
Prata – Lançamento de Dardo – Abner Ribeiro Andrade – F37 – Sub16
Bronze – Salto em Distância – Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro – T21 – Sub14
Bronze – 60m – Ana Vitória Sousa de Oliveira – T38 – Sub14
Bronze – 60m – Eduarda Gabryelle Luz da Silva – T20 – Sub14
Bronze – Arremesso de Peso – Eloá Gomes de Carvalho – F46 – Sub14
Bronze – Salto em Distância – Marcos Alexandre Barbosa – T20 – Sub14
Bronze – 400m – Jesionita Dias Pereira Apinajé – T20 – Sub18
Bronze – 400m – Isabella Christyna Miranda Costa – T20 – Sub18
Bronze – 60m – Pietro Cabral – T36 – Sub14
Bronze – 60m – Davi Asaf da Mata Cavalcante – T37 – Sub14





