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Portos da Bahia recebem R$ 1,5 bilhão para ampliar capacidade

Com recursos do Novo PAC, pacote de investimentos beneficia os complexos portuários de Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus

CNN por CNN
23/05/2025
em Economia
Tempo de leitura: 2 minutos
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• Porto de Salvador — Foto: Reprodução/Codeba

• Porto de Salvador — Foto: Reprodução/Codeba

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Os portos Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus —  localizados na Bahia — receberão R$ 1,5 bilhão de investimentos. As melhorias contam com recursos do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa visa ampliar a infraestrutura logística, aumentar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

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O pacote de investimentos inclui obras no Porto de Salvador, com foco na ampliação da infraestrutura, modernização e incorporação de inovações tecnológicas.

Os investimentos têm como objetivo aumentar a eficiência operacional e consolidar o terminal como um polo estratégico do comércio marítimo da Bahia e do Brasil.

Aratu-Candeias

O complexo portuário de Aratu-Candeias vai receber investimentos de cerca de R$ 400 milhões da ATU 12 Arrendatária Portuária SPE S.A. Os recursos serão aplicados na ampliação e modernização do terminal de granéis sólidos minerais.

Ainda no Aratu-Candeias, será executado um contrato de R$ 120 milhões pela ATU 18, que apresentou proposta adicional de R$ 535 milhões para a movimentação de granéis vegetais.

Já a Ultracargo Logística S.A., também instalada no complexo, destinará R$ 305,7 milhões para a construção de um novo píer de líquidos e ampliação da capacidade de armazenamento.

Com isso, o Porto de Aratu terá dois novos terminais dedicados ao escoamento da produção agropecuária da Bahia. A projeção é de que a movimentação de cargas do complexo poderá aumentar em até seis vezes, subindo de 2 milhões para 12,5 milhões de toneladas por ano.

Porto de Ilhéus

No complexo portuário de Ilhéus, serão investidos R$ 129,6 milhões para reativar o Moinho de Trigo, inativo há 17 anos. O governo projeta que o equipamento gere até R$ 229 milhões em receitas nos próximos cinco anos.

Uma dragagem de manutenção – retirada de sedimentos – também foi realizada no porto, assegurando a profundidade operacional de 10 metros.

Para a próxima etapa, a obra ampliará a profundidade para 14 metros, permitindo a atracação de navios maiores e aumentando a competitividade do terminal no cenário logístico nacional.

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