A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Porto Nacional convoca os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão há mais de dois anos sem atualizar seus dados cadastrais. A ação visa regularizar a situação de milhares de famílias que tiveram seus benefícios suspensos. Essa atualização pode ser feita em qualquer Cras da cidade ou na sede dos distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Pinheirópolis.
Para reforçar o trabalho de atualização, no próximo dia 22, das 7h30 às 18h, será realizado um mutirão de visitas domiciliares, priorizando idosos e pessoas com deficiência que estão com pagamentos bloqueados.
Mais de 2,5 mil benefícios bloqueados
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família, Hellen Keller da Cruz, atualmente 2.556 pessoas estão com benefícios suspensos, incluindo tanto o Bolsa Família quanto o BPC. Desse total, 45 casos apresentam divergências cadastrais que precisam ser verificadas.
Hellen alerta que os benefícios unipessoais do BPC (para quem mora sozinho) e aqueles com mais de dois anos sem atualização estão sendo bloqueados e, se cancelados, a reativação pode se tornar mais difícil.
Medo da perda do benefício pode ser um obstáculo
A coordenadora explica que muitos beneficiários deixam de atualizar o cadastro por receio de entrarem na regra de proteção – quando a renda per capita ultrapassa R$ 218, o que pode levar à suspensão do benefício. No entanto, manter os dados desatualizados resulta no bloqueio automático, prejudicando famílias que realmente precisam do auxílio. Os beneficiários devem procurar o Cras mais próximo para atualizar suas informações.