Você evita se aproximar das pessoas porque tem medo de estar com mau hálito? Não se preocupe, essa é uma situação comum — e há soluções.
Manter os dentes limpos é como uma batalha sem fim contra as bactérias que se instalam nos espaços entre os dentes e as gengivas e nas reentrâncias da língua.
Se você não eliminar essas bactérias, elas podem se multiplicar e causar doenças graves na gengiva.
Mas há maneiras de evitar isso.
O que causa o mau hálito?
Em todo o mundo, uma das principais causas do mau hálito é a periodontite, também conhecida como retração gengival.
“Metade da população adulta vai ter algum tipo de doença gengival”, diz Praveen Sharma, professor de odontologia restauradora da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, ao programa What’s Up Docs?, da BBC.
“Você pode pensar no mau hálito como proveniente da cavidade oral”, ele acrescenta, referindo-se à boca.
“Isso provavelmente é responsável por 90% do mau hálito.”
Os outros 10% têm outras causas.
“Diabetes mal controlado vai ter um certo tipo de hálito”, diz Sharma.
“Pacientes com problemas gastrointestinais, refluxo gástrico, vão ter um hálito meio azedo. Portanto, há doenças sistêmicas que se manifestam na cavidade oral.”
Então, o que podemos fazer em relação a isso?

- Ataque a raiz do problema
Se você não limpar as bactérias que se instalam entre os dentes e as gengivas, isso pode causar microferidas e o consequente sangramento das gengivas. Isso é gengivite, o estágio inicial da doença gengival, mas a boa notícia é que ela é reversível.
“A gengivite é a inflamação das gengivas. Você vai perceber que elas ficam vermelhas, inchadas e sangrando quando você escova os dentes“, explica Sharma.
“Isso vai progredir para a periodontite.”
Verifique se há vermelhidão, inchaço ou sangramento nas gengivas durante a escovação, mas não se preocupe muito, pois ainda há tempo para tomar uma atitude.
“Uma das coisas que os pacientes fazem é evitar instintivamente escovar as gengivas que estão doloridas durante a escovação, porque eles pensam: ‘Ah, estou causando danos, estou fazendo algo errado, é por isso que está sangrando'”, diz Sharma.
“É praticamente o inverso— você deve usar o sangramento das gengivas como um sinal para dizer: ‘Ah, preciso escovar um pouco melhor porque não fiz isso antes’.”

- Escove conscientemente
Sharma afirma que você precisa encontrar tempo para escovar os dentes adequadamente.
“Não é bom escovar ou limpar os dentes enquanto faz outras coisas”, diz ele.
O ideal é que você esteja em frente ao espelho e se concentre na tarefa.
Muitas pessoas destras inconscientemente escovam o lado esquerdo por mais tempo, e as pessoas canhotas escovam o lado direito por mais tempo, o que pode causar mais inflamação no lado que recebe menos atenção.
Esteja ciente de qual mão você está usando, e tente escovar ambos os lados igualmente — e com cuidado.
- Domine a técnica de escovação
Shamra sugere começar com a limpeza interdental.
“Em termos de remoção da placa bacteriana e de saúde da gengiva, é melhor usar escovas interdentais”, diz ele.

Depois de usar as escovas interdentais, é bom ter um sistema para movimentar a escova de dentes na boca, e não ter pressa. Lembre-se de que cada dente tem três superfícies: a externa, a de mastigação e a interna. Todas elas precisam ser limpas cuidadosamente. Pode ser uma surpresa para muitos, mas o tempo mínimo para escovar os dentes é de dois minutos.
Muitas pessoas escovam os dentes segurando a escova em um ângulo de 90 graus em relação ao dente, e pressionando para frente e para trás, mas esse método pode causar retração gengival.
Segure a escova em um ângulo de aproximadamente 45 graus em relação ao dente, e escove suavemente. Escove direcionando as cerdas para a linha da gengiva nos dentes inferiores, e para cima, em direção à linha da gengiva, nos dentes superiores. Isso vai ajudar a remover as bactérias que podem estar se escondendo sob a linha da gengiva.

- Escove os dentes na hora certa
Muitos de nós podemos ter aprendido que escovar os dentes após uma refeição é a coisa certa a se fazer. Mas pense novamente.
“O ideal é escovar os dentes antes do café da manhã”, diz Sharma. “Você não deve escovar os dentes depois de comer algo ácido — isso vai ter um efeito prejudicial na substância mineral do dente, o esmalte e a dentina.”
A acidez dos alimentos faz com que o esmalte protetor na superfície dos dentes e a dentina abaixo amoleçam — portanto, escovar os dentes logo após uma refeição pode danificar o esmalte.
“Se você preferir escovar os dentes após o café da manhã, deve então esperar um tempo entre o café da manhã e a escovação dos dentes”, recomenda Sharma.
Você deve enxaguar a boca e esperar um pouco.
Além disso, embora o ideal seja escovar os dentes por dois minutos duas vezes por dia, algumas pessoas podem achar que é suficiente escovar adequadamente uma vez por dia.
Quando você dorme, o fluxo de saliva diminui, permitindo que as bactérias causem mais danos aos dentes durante a noite. Portanto, se você for limpar bem os dentes uma vez por dia, o melhor horário é à noite.
- Escolha as ferramentas certas
Use uma escova de dentes com cerdas de rigidez média.
As pastas de dente não precisam ser caras.
“Por incrível que pareça, desde que tenha flúor, estou satisfeito”, diz Sharma.
O mineral fortalece o esmalte do dente, e o torna mais resistente a cáries.
Após a escovação, cuspa, mas não enxágue, para permitir que a pasta de dente e o flúor permaneçam na boca e ajudem a prevenir a cárie.
Também vale a pena usar enxaguante bucal se você estiver apresentando os primeiros sinais de doença gengival, pois ele ajuda a reduzir a placa bacteriana e o acúmulo de bactérias. Mas não use após a escovação, pois ele pode remover o flúor da pasta de dente.

- Reconheça doenças gengivais graves
Se a retração da gengiva (periodontite) avançar, você vai notar que começam a se formar espaços entre os dentes — e, à medida que o osso que sustenta os dentes sofre erosão, eles podem ficar moles.
Se essa condição não for controlada, a perda óssea pode chegar a um nível tão grave que os dentes podem cair. Você também pode ter mau hálito persistente. Se você apresentar esses sintomas, consulte seu dentista imediatamente.
Por fim, aqui estão algumas dicas rápidas para refrescar seu hálito:
– Beba bastante água, pois as bactérias podem se desenvolver quando sua boca está seca.
– Limpe sua língua com um raspador de língua. Isso remove partículas de alimentos, bactérias e células mortas, que podem levar ao mau hálito.
– Se não tiver certeza de que seu hálito está fresco, deixe que um amigo ou parente verifique. Mas não se esqueça de escolher cuidadosamente a quem perguntar!