A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, encontra nesta terça-feira (23/9) o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A articuladora política do governo deve tratar do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, uma das principais apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pavimentar sua reeleição.
O relator do projeto, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), foi chamado para o encontro. A proposta travou nas últimas semanas, diante da ofensiva da oposição pela anistia aos condenados por golpe de Estado, articulação que ocorreu em conjunto com a PEC da Blindagem. Também colaborou a insatisfação da Casa com o baixo ritmo de pagamento de emendas pelo Planalto
Nesse sentido, o encontro de Gleisi e Motta ocorre pouco após a prévia do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto – ainda extraoficial – prevê a imposição de um calendário de emendas ao governo. A medida tiraria do Planalto seu principal poder de barganha.
Como mostrou o Metrópoles, na coluna do Igor Gadelha, há um clima desfavorável na Câmara com relação ao governo. Deputados do Centrão reclamam que o PT jogou deputados que votaram a favor da PEC da Blindagem “aos leões” das redes sociais, a despeito do acordo para o partido também dar votos favoráveis.