sábado, 27 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Policiais Civis do Tocantins reforçam corrente de solidariedade e contribuem com ações humanitárias no Rio Grande do Sul 

Equipes atuam em escoltas e na identificação de vítimas das enchentes

Ascom por Ascom
24/05/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Servidores estão contribuindo com as ações humanitárias de apoio ao povo riograndense

Servidores estão contribuindo com as ações humanitárias de apoio ao povo riograndense

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins,  por meio da Secretaria da Segurança Pública, em mais um ato de solidariedade ao Rio Grande do Sul (RS), está mantendo equipe de policiais civis no estado, que foi atingido por chuvas recordes e enchente histórica. 

Na cidade de Canoas estão um delegado e um agente de polícia que têm auxiliado nas operações de segurança e no restabelecimento da ordem. O município tem mais de 20 mil pessoas em abrigos, concentrando o maior número de desabrigados. 

ARTIGOSRELACIONADOS

PRF prende procurados por homicídio e pensão alimentícia durante o feriado de Natal no Tocantins

27/12/2025
Material recuperado. - Foto: 5º BPM Ascom

Polícia Militar prende em flagrante autor de série de furtos em estabelecimentos comerciais de Porto Nacional

27/12/2025

O delegado  Elirio Putton, que é natural de Canoas e tem familiares na cidade, conta como tem sido a missão. “Nasci aqui e permaneci até o ano de 2009, quando fui para o Tocantins assumir o cargo de delegado. Meus pais e diversos familiares moram aqui, bem ao lado do bairro Mathias Velho, que ficou praticamente todo embaixo da água. O pessoal que não conseguiu se realocar em outro lugar e estão alojados em hospitais, faculdades, escolas. É um verdadeiro cenário de guerra. Muito triste ver tudo isso acontecendo, ainda mais na minha cidade natal”, disse. 

Mas em meio a tanta tristeza e destruição também se destaca o sentimento de satisfação em poder ajudar através das ações coordenadas entre os Governos do Tocantins e do Rio Grande do Sul. “Os voluntários estão integrando a força-tarefa  da Equipe de Intervenção Tática da Delegacia Regional de Canoas, onde estão junto ao efetivo da Polícia Civil do RS. São realizadas operações contra saqueadores, tráfico de drogas e organizações criminosas que tentam criar um estado paralelo, aproveitando-se da calamidade pela qual passa o estado”, informou o delegado.  

As ações dos policiais civis voluntários também contam com patrulhamento ostensivo, abordagem a suspeitos de saques e serviço de inteligência. “Nestas ações foram realizadas as prisões de quatro narcotraficantes e diversas abordagens a suspeitos de causar a desordem”, reforçou o delegado Elirio. 

Mais ajuda 

Quem também está unindo forças na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul são os policiais civis do Tocantins mobilizados pela Força Nacional. Cinco policiais, entre agentes e escrivães de polícia estão na cidade de São Leopoldo, e um está na cidade de Canoas. 

“Tem sido uma experiência inigualável poder deixar um pouco de nossa ajuda ao povo riograndense. Estamos atuando em cooperação com vários órgãos, fazemos rondas policiais, escolta de caminhões, averiguação dos abrigos e dos órgãos públicos para manter a ordem”, contou a policial civil Silvana Ferreira Dias de Sousa.

Além desses, quatro papiloscopistas e um perito criminal do Tocantins estão integrando a  equipe de Identificação de Vítimas de Desastres do Instituto Geral de Perícias do RS. Eles têm atuado na identificação das vítimas nos locais afetados pelas enchentes e nos abrigos onde, de forma ágil, confeccionam segundas vias do documento de identidade. 

“A equipe atua em duas frentes de trabalho, no IML e no laboratório do Instituto de Identificação em Porto Alegre. Nas atividades, são utilizadas técnicas para reavivamento das papilas dérmicas e posterior confronto das digitais, sem a necessidade de exames adicionais, como DNA. Isso reduz custos e tempo de espera na identificação das vítimas para que os familiares possam dar um descanso digno aos seus entes”, explicou o papiloscopista Georgeos Gemelli Herberts. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, reforçam que o Rio Grande do Sul pode contar com a SSP/TO. “A mobilização para ajudar o Rio Grande do Sul continuará ativa e nossos voluntários se manterão firmes no objetivo de amparar nossos irmãos. Estamos prontos para contribuir com o que pudermos”, disse o secretário. 

Doações

O delegado Elírio Putton também coordenou a ação que levou donativos de Palmas até a cidade de Canoas. Foram cinco dias de viagem até chegar ao destino. Duas carretas bitrem, com  70 toneladas de doações em uma missão que envolveu, além do delegado, três policiais civis e dois militares, que atuam na SSP/TO. 

O padre Rodrigo Rubi, da Paróquia São Cristóvão, de Canoas, agradeceu a solidariedade do povo tocantinense. “Obrigada ao Centro de Tradições Gaúchas de Palmas e à SSP/TO pelos caminhões de donativos para nosso povo. Que Deus abençoe a família e a cidade de vocês”. 


Em outra missão, um bombeiro militar que atua na Diretoria de Polícia Comunitária da SSP/TO, acompanhado de um motorista, levou outro caminhão com donativos até a cidade de Novo Hamburgo. A viagem durou quatro dias. 

Lá, o governador do Distrito LD-2 do Lions Clube, José Francisco Gomes Bolacel, também agradeceu o gesto de solidariedade. “Agradecemos à Segurança Pública do Tocantins e ao CTG. Muito obrigada pelos donativos que serão distribuídos às comunidades”, informou o governador. 

Além dos servidores já citados, outros dois policiais militares também estiveram reforçando o time de voluntários do Tocantins, atuando no diagnóstico e logística do transporte. 

Anterior

Após exame de DNA, Polícia Civil identifica autor de crime hediondo em Paraíso do Tocantins

Próximo

Governo do Tocantins abre inscrições para a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica

Próximo
Governo do Tocantins promove competição estudantil de ginástica rítmica em Palmas – Foto: Emerson Silva / Governo do Tocantins.

Governo do Tocantins abre inscrições para a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Educação

Educação do Tocantins avança e entra no top 10 nacional da frequência escolar em 2025

27/12/2025
Política

Após caso Silvinei, Moraes decreta prisão domiciliar de Filipe Martins

27/12/2025
Educação

Estudantes do Tocantins conquistam 43 medalhas na 20ª edição da OBMEP

27/12/2025
Agricultura e Pecuária

TCP atinge movimentação recorde de contêineres em 2025

27/12/2025
Agricultura e Pecuária

Paraná deve colher 4,4 milhões de toneladas de mandioca

27/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Nota de Pesar – Moisés Avelino

27/12/2025
Tocantins

Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”

27/12/2025
Tocantins

Com mais de 9 mil itens, Assaí inaugura primeira loja em Araguaína

27/12/2025
Educação

Inscrições ao Sisu/2026 começam dia 19/01; Sistema utilizará notas dos 3 últimos Enem

27/12/2025
Tocantins

Correios não terão atendimento nas agências no feriado de Ano Novo

27/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nota de Pesar – Moisés Avelino
  • Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”
  • Com mais de 9 mil itens, Assaí inaugura primeira loja em Araguaína

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Nota de Pesar – Moisés Avelino

27/12/2025

Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”

27/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.