segunda-feira, 19 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Policiais Civis do Tocantins reforçam corrente de solidariedade e contribuem com ações humanitárias no Rio Grande do Sul 

Equipes atuam em escoltas e na identificação de vítimas das enchentes

Ascom por Ascom
24/05/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Servidores estão contribuindo com as ações humanitárias de apoio ao povo riograndense

Servidores estão contribuindo com as ações humanitárias de apoio ao povo riograndense

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins,  por meio da Secretaria da Segurança Pública, em mais um ato de solidariedade ao Rio Grande do Sul (RS), está mantendo equipe de policiais civis no estado, que foi atingido por chuvas recordes e enchente histórica. 

Na cidade de Canoas estão um delegado e um agente de polícia que têm auxiliado nas operações de segurança e no restabelecimento da ordem. O município tem mais de 20 mil pessoas em abrigos, concentrando o maior número de desabrigados. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Veículo será restituído ao proprietário após os procedimentos de praxe - Foto: Divulgação PC/TO

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Gurupi durante ação em Formoso do Araguaia

19/01/2026
Viatura da Polícia Civil do Tocantins — Foto: Divulgação/PCTO

Homem é preso por suspeita de embriaguez após dirigir em zigue-zague e desacatar autoridades, diz polícia 

19/01/2026

O delegado  Elirio Putton, que é natural de Canoas e tem familiares na cidade, conta como tem sido a missão. “Nasci aqui e permaneci até o ano de 2009, quando fui para o Tocantins assumir o cargo de delegado. Meus pais e diversos familiares moram aqui, bem ao lado do bairro Mathias Velho, que ficou praticamente todo embaixo da água. O pessoal que não conseguiu se realocar em outro lugar e estão alojados em hospitais, faculdades, escolas. É um verdadeiro cenário de guerra. Muito triste ver tudo isso acontecendo, ainda mais na minha cidade natal”, disse. 

Mas em meio a tanta tristeza e destruição também se destaca o sentimento de satisfação em poder ajudar através das ações coordenadas entre os Governos do Tocantins e do Rio Grande do Sul. “Os voluntários estão integrando a força-tarefa  da Equipe de Intervenção Tática da Delegacia Regional de Canoas, onde estão junto ao efetivo da Polícia Civil do RS. São realizadas operações contra saqueadores, tráfico de drogas e organizações criminosas que tentam criar um estado paralelo, aproveitando-se da calamidade pela qual passa o estado”, informou o delegado.  

As ações dos policiais civis voluntários também contam com patrulhamento ostensivo, abordagem a suspeitos de saques e serviço de inteligência. “Nestas ações foram realizadas as prisões de quatro narcotraficantes e diversas abordagens a suspeitos de causar a desordem”, reforçou o delegado Elirio. 

Mais ajuda 

Quem também está unindo forças na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul são os policiais civis do Tocantins mobilizados pela Força Nacional. Cinco policiais, entre agentes e escrivães de polícia estão na cidade de São Leopoldo, e um está na cidade de Canoas. 

“Tem sido uma experiência inigualável poder deixar um pouco de nossa ajuda ao povo riograndense. Estamos atuando em cooperação com vários órgãos, fazemos rondas policiais, escolta de caminhões, averiguação dos abrigos e dos órgãos públicos para manter a ordem”, contou a policial civil Silvana Ferreira Dias de Sousa.

Além desses, quatro papiloscopistas e um perito criminal do Tocantins estão integrando a  equipe de Identificação de Vítimas de Desastres do Instituto Geral de Perícias do RS. Eles têm atuado na identificação das vítimas nos locais afetados pelas enchentes e nos abrigos onde, de forma ágil, confeccionam segundas vias do documento de identidade. 

“A equipe atua em duas frentes de trabalho, no IML e no laboratório do Instituto de Identificação em Porto Alegre. Nas atividades, são utilizadas técnicas para reavivamento das papilas dérmicas e posterior confronto das digitais, sem a necessidade de exames adicionais, como DNA. Isso reduz custos e tempo de espera na identificação das vítimas para que os familiares possam dar um descanso digno aos seus entes”, explicou o papiloscopista Georgeos Gemelli Herberts. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, reforçam que o Rio Grande do Sul pode contar com a SSP/TO. “A mobilização para ajudar o Rio Grande do Sul continuará ativa e nossos voluntários se manterão firmes no objetivo de amparar nossos irmãos. Estamos prontos para contribuir com o que pudermos”, disse o secretário. 

Doações

O delegado Elírio Putton também coordenou a ação que levou donativos de Palmas até a cidade de Canoas. Foram cinco dias de viagem até chegar ao destino. Duas carretas bitrem, com  70 toneladas de doações em uma missão que envolveu, além do delegado, três policiais civis e dois militares, que atuam na SSP/TO. 

O padre Rodrigo Rubi, da Paróquia São Cristóvão, de Canoas, agradeceu a solidariedade do povo tocantinense. “Obrigada ao Centro de Tradições Gaúchas de Palmas e à SSP/TO pelos caminhões de donativos para nosso povo. Que Deus abençoe a família e a cidade de vocês”. 


Em outra missão, um bombeiro militar que atua na Diretoria de Polícia Comunitária da SSP/TO, acompanhado de um motorista, levou outro caminhão com donativos até a cidade de Novo Hamburgo. A viagem durou quatro dias. 

Lá, o governador do Distrito LD-2 do Lions Clube, José Francisco Gomes Bolacel, também agradeceu o gesto de solidariedade. “Agradecemos à Segurança Pública do Tocantins e ao CTG. Muito obrigada pelos donativos que serão distribuídos às comunidades”, informou o governador. 

Além dos servidores já citados, outros dois policiais militares também estiveram reforçando o time de voluntários do Tocantins, atuando no diagnóstico e logística do transporte. 

Anterior

Após exame de DNA, Polícia Civil identifica autor de crime hediondo em Paraíso do Tocantins

Próximo

Governo do Tocantins abre inscrições para a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica

Próximo
Governo do Tocantins promove competição estudantil de ginástica rítmica em Palmas – Foto: Emerson Silva / Governo do Tocantins.

Governo do Tocantins abre inscrições para a Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Marcus Marcelo garante mais de R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos municípios

19/01/2026
Palmas

Prefeito reforça compromisso com a Guarda Metropolitana e anuncia avanço histórico no PCCR durante solenidade 

19/01/2026
Palmas

Fundação Cultural de Palmas abre cerca de 700 novas vagas para cursos gratuitos de iniciação artística

19/01/2026
Palmas

Prefeito de  Palmas assina ordem de serviço para reforma e ampliação do Quartel da GMP

19/01/2026
Saúde

Nutricionistas listam benefícios do consumo diário de água com limão

19/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?

19/01/2026
Agricultura e Pecuária

Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano

19/01/2026
Tocantins

Secretário de Segurança Pública Estadual recebe autoridades lajeadenses 

19/01/2026
Tocantins

Seciju realiza solenidade de posse do novo superintendente e gerente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente

19/01/2026
Segurança

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Gurupi durante ação em Formoso do Araguaia

19/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?
  • Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano
  • Secretário de Segurança Pública Estadual recebe autoridades lajeadenses 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Com cerca de 56 mil habitantes, a ilha no Ártico não tem um comércio significativo com o Brasil, mas nos últimos anos importou principalmente produtos de origem florestal — Foto: Heidi Baun Topp/Pixabay

Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?

19/01/2026
Brasil também deve registrar produção estável em 2026 — Foto: Envato

Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano

19/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.